Embora as lides da relojoaria se tenham atravessado no caminho de Pedro Ribeiro quase por acaso, a verdade é que a paixão por esta arte centenária rapidamente se instalou no coração e na vida do agora mestre relojoeiro.

Foi com apenas 12 anos que Pedro Ribeiro se iniciou no mundo das máquinas do tempo, na Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa. Desde então a relojoaria tornou-se uma paixão e Pedro Ribeiro tem trilhado com êxito o seu percurso neste universo, sendo actualmente responsável técnico da Tempus, empresa que detém a rede de lojas Boutique dos Relógios.

O amor pelos relógios foi-se cimentando ao longo de quatro anos de curso, fazendo com que Pedro fosse o melhor aluno do seu ano. E, com apenas 16 anos, surgiu o primeiro grande desafio nesta área. A convite dos professores da escola onde estudava, rumou à Suíça com uma bolsa de estudos para adquirir o Certificat Federal de Capacite de Horloger Rhabilleur (CFC) em La Chaux de Fonds.

Mas o investimento na sua educação não ficou por aqui e, quatro anos depois, ainda por terras helvéticas, Pedro Ribeiro efectuou mais dois anos de formação como restaurador de relojoaria antiga no Museu Internacional de Relojoaria de La Chaux-de-Fonds, destacando-se, uma vez mais, como um dos melhores alunos.

Pedro_Ribeiro_1_732

Ao fim de seis anos no berço da relojoaria para completar os estudos, foi tempo de regressar às origens e retribuir a aposta que a Casa Pia de Lisboa fizera na sua pessoa. Assim, uma vez em Portugal, Pedro Ribeiro juntou-se aos mestres que tanto o tinham influenciado – Vítor Lopes e Américo Henriques – e passou a leccionar na Escola de Relojoaria daquela instituição.

Depois disso, embarcou num projecto independente de reparação e restauro, até ter sido convidado para voltar à Suíça, desta vez como professor. Durante o período de tempo que passou em terras helvéticas, o mestre formou relojoeiros de todo o mundo no Watchmakers of Switzerland Training and Educational Programm (Wostep), em Neuchâtel, e na Escola de Relojoaria de Le Locle.

Com um currículo relojoeiro digno de registo, a decisão familiar de criar o filho no seu país natal fez com que Pedro Ribeiro regressasse a Portugal para abraçar um projecto de assistência técnica. Hoje, 30 anos passados sobre os primeiros passos que deu no universo da relojoaria, o mestre é o responsável da Assistência Técnica da Tempus, um desafio na área da reparação de relógios que abraçou com grande empenho.

Fotos: Luís Duarte

 

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.