Piaget | Watches & Wonders 2023

Elogio da técnica relojoeira e excelência joalheira

411

Na Watches & Wonders 2023, a Piaget destaca as suas competências relojoeiras, com o novo Polo Calendário Perpétuo Extraplano, e a excelência joalheira da Maison com peças do tempo que são verdadeiras jóias e que remetem para os designs exuberantes da Piaget das décadas de 1960 e 1980.

Polo Calendário Perpétuo Extraplano

Pela primeira vez desde que foi redesenhada em 2016, a colecção Polo recebe a complicação de calendário perpétuo com o lançamento do novo Piaget Polo Calendário Perpétuo Extraplano, um relógio com uma caixa em aço com 42 mm de diâmetro e apenas 8,65 mm de espessura.

Com um acabamento escovado e polido, a caixa do novo Polo apresenta um fundo transparente em vidro de safira, através do qual é possível admirar o movimento automático Calibre 1255P com micro-rotor. Batendo a uma frequência de 21.600 alternâncias/hora e com 42 horas de reserva de marcha, o novo 1255P tem por base o calibre ultrafino 1200P, mas com um mecanismo de calendário perpétuo adicional, que não exige qualquer tipo de correcção até 2100.

Outra das estreias no Piaget Polo Calendário Perpétuo Extraplano é o novo sistema de bracelete intercambiável SingleTouch, que permite trocar facilmente entre a pulseira em aço e a correia de borracha incluída. Além disso, enquanto a bracelete em metal mantém em grande parte o mesmo design de elos H dos outros modelos Polo, um subtil conjunto de gadroons decora agora as arestas horizontais dos elos centrais, o que reforça a ligação estética do relógio ao modelo Piaget Polo original de 1979.

Destaque ainda para o mostrador do novo Polo, que se apresenta em verde esmeralda escuro com um padrão entalhado horizontal e marcadores de horas cónicos estilo bastão preenchidos com Super-LumiNova. Um par de ponteiros montados centralmente exibe as horas e os minutos, enquanto um trio de submostradores dedicados às várias funções do calendário os envolve, juntamente com uma exibição das fases da lua, localizada às 6 horas. A data surge às 3 horas, o dia da semana às 9 horas e os indicadores de mês e ano bissexto às 12 horas.

 

Polo Calendário Perpétuo Extraplano Obsidian

E porque as pedras ornamentais são uma assinatura da Piaget, celebradas pelos seus tons vívidos e intensos, o novo Polo Calendário Perpétuo Extraplano recebe uma variante, cujo mostrador é produzido a partir de obsidiana, emanando um brilho iridescente e sendo único, uma vez que não há duas pedras iguais.

A emoldurar o mostrador deste modelo está uma luneta de safiras azuis, engastadas em garras escuras para realçar ainda mais a magia e individualidade da face do Polo Calendário Perpétuo Extraplano Obsidian.

 

Sautoir Alta Joalharia

A Piaget apresenta dois sautoirs em ouro torcido e pedras preciosas, que são expoente do savoir-faire joalheiro da marca. O ouro torcido começa com um único fio de arame enrolado num mandril para criar uma bobina, depois é meticulosamente torcido à mão um a um e moldado em elos harmoniosos e homogéneos, antes da montagem final. Todo o processo leva 130 horas, com cada corrente totalmente única.

Um sautoir em estilo de borla é engastado com um cabochão de esmeralda zambiana oval de 25,38 quilates para combinar com um mostrador oval, um formato característico da Piaget da década de 1960. O outro exibe círculos envoltos em ouro ao redor do mostrador, que ganham ainda mais vida com o Palace Decor – o epítome da mestria artesanal em ouro da Piaget.

 

Limelight Aura

Desde 1957, que a alta relojoaria e a alta joalharia dançam juntas na Piaget, e esse savoir-faire único atingiu um novo auge em 1989 com o relógio de alta joalharia Aura. Um relógio-pulseira totalmente engastado com diamantes baguette que indicava as horas, com uma caixa e pulseira totalmente integradas e os diamantes em configurações quase invisíveis permitindo que a luz e a luminosidade ondulassem pelo mostrador e ao redor do pulso, dando o nome ao relógio.

A Piaget revisita agora o Aura combinando diamantes e safiras. Mais uma vez, as pedras com lapidação baguete são perfeitamente engastadas para se ajustarem ao formato do relógio e à caixa e pulseira integradas. As safiras azuis possuem uma bela gradação de cores, um processo de design que levou mais de oito meses para obter e seleccionar exactamente as pedras certas.

Alimentado pelo movimento mecânico ultrafino de corda manual de manufactura 430P, o relógio ilumina-se com um brilho excepcional, pois as garras ultrafinas proporcionam uma configuração invisível em que a luz consegue penetrar de forma máxima. Um padrão raio-de-sol no mostrador ilumina ainda mais o design. Exigindo mais de 260 horas de trabalho de engaste, o novo Limelight Aura está disponível em dois tamanhos diferentes e duas gradações de cor exclusivas.

Relógios Bracelete Limelight Alta Joalharia

A Piaget apresenta ainda três relógios contemporâneos que reinterpretam os relógios bracelete dos anos 1960-70, que se tornaram uma marca registada da audácia da Piaget e da criatividade pioneira focada na moda. O design orgânico e inovador destas peças faz referência ao hipernaturalismo de forma livre das jóias dos anos 1960 e 1970, com o característico mostrador oval semioculto pelo trabalho em ouro da pulseira que parece crescer sobre a caixa e o mostrador ornamental, enfatizando o tema naturalista.

Cada bracelete é gravada à mão com diferentes padrões e texturas, destacando a experiência da Piaget na arte da gravação e dedicação aos Métiers d’Or. Os diferentes estilos de gravação demonstram a combinação de destreza e sensibilidade artística dominada por cada artesão. O ouro é incisado, à mão, uma linha de cada vez, usando a ponta afiada de um buril, variando as linhas em profundidade, largura e direção para obter o efeito desejado.

Num dos modelos, a pulseira em ouro é raiada de diamantes enfatizando a fluidez linear da gravação, e engastada com uma caixa emoldurada por diamantes e mostrador de opala branca. A textura rugosa da bracelete de outra das peças contrasta com o clássico mostrador oval de turquesa, emoldurado por safiras em gradação de cores. Finalmente, a pulseira em ouro branco do terceiro relógio bracelete apresentado evoca uma paisagem gelada, pontuada por delicados cristais de gelo que em parte se sobrepõem a um mostrador de opala preta, com luzes verdes e azuis, ecoadas na moldura de esmeraldas graduadas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.