De uma beleza implacável, são estas as palavras a definir o DBX, o primeiro SUV da centenária britânica de luxo Aston Martin. O modelo representa uma aposta tanto na diversificação do portefólio da fabricante, como na criação de um SUV customizável, capaz de oferecer a dinâmica de um veículo desportivo com a versatilidade de um todo-o-terreno. O DBX é o culminar de uma jornada com início em 2015, e já conta com os prémios Melhor SUV de Luxo da GQ Car Awards, e Best-Designed Car of the Year pelo Sunday Times.

Equipado com uma nova versão do poderoso V8 Twin turbo de 4 litros, também encontrado nos modelos DB11 e Vantage, o DBX vem preparado com tecnologia de desativação de cilindros, de modo a economizar combustível. Ainda assim, o SUV é potente o suficiente para ir dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, podendo alcançar uma velocidade máxima de 291 km/h.

A carroçaria em alumínio leve, mas rígido, leva o modelo a atingir um peso total de 2245 kg, contando ainda com entradas de ar junto aos faróis dianteiros para auxiliar na estabilidade e ventilação dos travões. Apesar disso, é no interior onde o modelo mais se destaca. Ostentando uma bagageira de 632 litros e bancos traseiros rebatíveis, o DBX goza de toda a capacidade de carga esperada de um SUV, aliada a um espaço e conforto interno irrepreensível. Como se não bastasse, o modelo veste ainda um teto panorâmico completo em vidro, apoios de braço separados, design ergonómico e acabamentos em metal, vidro e madeira.

No que respeita a tecnologia, o DBX vem munido com uma consola central em TFT de 10.25 polegadas, enquanto um ecrã de 12.3 polegadas, também em TFT, assiste o condutor. O veículo desfruta ainda de Apple CarPlay integrado, um sistema de câmaras 360º, bem como luz ambiente com uma variedade de 64 cores em duas zonas diferentes; o suficiente para deixar rendidos os amantes de gadgets. Não menos impressionante, a Aston Martin oferece todas estas funcionalidades com o nível de ruído na cabine ao mínimo, independentemente da velocidade, fazendo da condução deste SUV uma delícia total para os verdadeiros apreciadores.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.