L’Invention 2 venceu o prémio para o melhor relógio na categoria «grande complicação» na cerimónia de atribuição do Grande Prémio de Relojoaria de Genève.

Stephen Forsey, que recebeu o prémio em nome da empresa de que é fundador, afirmou, na ocasião, 15 de Novembro: «Honra-nos muito receber este prémio por L’Invention Pièce 2. Este relógio presta homenagem à nossa segunda invenção fundamental, o Quádruplo Turbilhão. A sua arquitectura aberta revela a beleza do seu mecanismo complexo e põe em destaque os acabamentos manuais. Esta recompensa é o reconhecimento pela independência na pesquisa constante de Greubel Forsey, na inovação e na perfeição.»

Lançado no SIHH em 2010, L’Invention Pièce 2 é a terceira realização de Greubel Forsey, distinguida no que é considerado o mais relevante concurso de relojoaria, tendo-se seguido ao Prémio para o Relógio Complicação recebido pelo Duplo Turbilhão Technique 30° em 2009, e o Grande Prémio Ponteiro de Ouro atribuído ao Duplo Turbilhão 30° Edição Histórica, em 2010.

Para Greubel Forsey, o lema «The Art of Invention» representa muito mais do que uma divisa, sendo uma fórmula que encarna em duas palavras a razão de ser da empresa, patente  na  prestigiada L’Invention Pièce 2. A  caixa, de formato assimétrico, valoriza um movimento fora do comum, e deixa ver dois órgãos reguladores e um diferencial esférico, numa referência directa ao Quádruplo Turbilhão.

brancoL’Invention Pièce 2 testemunha, por outro lado, o êxito – técnico e relojoeiro – dos desenvolvimentos mais importantes da marca. Além de edição única que reúne invenções originais, é um relógio inteiramente novo, uma criação dotada de movimento próprio, de indicações próprias e de uma nova caixa assimétrica.

A exclusividade maior de L’Invention Pièce 2 é o Quádruplo Turbilhão, composto por dois sistema de duplas gaiolas, compreendendo cada um um turbilhão inclinado, acoplados por um diferencial esférico. A média dos dois sistemas reguladores e os desempenhos do diferencial esférico compensam os erros devidos à posição e melhoram a precisão da contagem do tempo.

O reverso de L’Invention Pièce 2 desvenda uma mensagem pessoal de Robert Greubel e Stephen Forsey, gravada manualmente, e que retrata a história da invenção do Quádruplo Tiurbilhão.

L’Invention Pièce 2 é uma edição de apenas 22 exemplares: onze em ouro rosa 5N e onze em platina.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.