O conceito de luxo no segmento das viagens está diferente. Valoriza-se tudo o que é autêntico e original, e a procura por exclusividade e personalização ganha novos contornos. Seja em villas paradisíacas, iates luxuosos ou comboios lendários, a oferta de serviços e de experiências feitas à medida é levada a outro nível.

Quando partimos para férias procuramos, acima de tudo, desacelerar. Encontrar tempo para nós, para a nossa família ou amigos, e fazê-lo longe da rotina da vida diária. O conforto e a qualidade são condições indispensáveis, mas hoje ambicionamos muito mais. Queremos experiências, autenticidade, imergir na cultura local, despertar emoções ou narrar uma história. E, ao mesmo tempo, vivenciar momentos únicos e especiais, ter o privilégio de usufruir de um programa completo, pensado e criado somente para nós.

Esta exclusividade, aliada a uma certa simplicidade e a um modo de estar mais descontraído, dá forma a um novo conceito de viagens no segmento de luxo, abrindo a porta a tudo o que é genuíno, diferente e raro. É uma nova era no turismo de luxo, mais voltada para o valor imaterial, que tem apreço pelo tempo de qualidade (o verdadeiro luxo) e não dispensa o lado bom da vida, com um toque de requinte e serviços altamente personalizados e distintos. As ofertas acompanham, naturalmente, esta tendência, e Portugal é mesmo considerado o oitavo destino mundial preferido pelos viajantes de luxo, segundo um estudo da Condé Nast Johansens sobre os hábitos de férias de luxo pós-Covid.

As opções são diversificadas e fomos conhecer algumas das mais exclusivas tendências da actualidade.

 

Villas luxuosas com serviços “à la carte”

Passar férias numa villa luxuosa estrategicamente localizada já não constitui propriamente uma novidade. O que é novo é que a pandemia de Covid-19 acentuou esta tendência, e o aumento da procura por estadias que proporcionam mais privacidade tem também primorado este tipo de oferta um pouco por tudo o mundo, Portugal incluído.

Quem opta por estes alojamentos quer sentir-se em casa, mas com um nível de serviço 100% personalizado. O objectivo é entregar-se a experiências desenhadas à medida de cada desejo, com um programa de actividades que superam as expectativas dos gostos mais requintados e que despertam todos os sentidos.

Na casa, seja um refúgio na natureza ou um paraíso junto à praia, a envolvente ou a vista já são, por si só, uma experiência a juntar ao conforto em espaços amplos e luminosos, e aos equipamentos, que podem incluir piscina, campos de ténis, ginásio ou outros.

Para que a estadia seja verdadeiramente relaxante e memorável será preciso adicionar serviços, e, neste campo, a oferta é surpreendente. É possível deixar o carro em casa e  reservar um transfer do aeroporto, sobretudo se as férias forem no estrangeiro. Se o local o permitir, pode optar por uma viagem de helicóptero ou jacto privado, e, chegados ao destino, ter à disposição um carro, com ou sem motorista.

Estar de férias em descanso absoluto, sem qualquer preocupação familiar, pede serviços de concierge, mordomo, empregado de mesa, segurança e babysitter. A escolha é vasta! As compras podem ser entregues em casa, assim como os jornais, revistas ou flores. Melhor ainda, pode reservar serviços de catering ou fazer da gastronomia uma experiência suprema, com um chef privado, ou até ter o privilégio de saborear uma refeição intimista na casa de um chef.

Os cuidados de beleza, saúde e bem-estar são rituais diários que nem em férias devem ser descuidados, e por isso mesmo, estas estadias alargam a sua oferta com serviços de estética, cabeleireiro, maquilhagem, massagem e Spa ao domicílio. Sem esquecer o personal trainer, professor de ténis ou de golfe, aulas de ioga ou de pilates. As opções variam, naturalmente, consoante a estação do ano e o destino, mas se a ideia é não sair de casa, o melhor é pedir também um concerto com uma banda ou um DJ. Em casa ou no jardim, depende de si e da distância a que estão os vizinhos.

Se, pelo contrário, a intenção é estabelecer uma conexão com a região envolvente, explorar a cultura, a gastronomia e a natureza, descobrindo locais imperdíveis e quase desconhecidos, há todo um conjunto de experiências imersivas, que primam pelo carácter excepcional e genuíno.

Estes autênticos paraísos na Terra são mais do que é possível desfrutar ao longo de uma vida, e nem é preciso sair do nosso país para os encontrar. As regiões da Comporta e Tróia escondem verdadeiros tesouros, mas também o Algarve – em especial o triângulo dourado da Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura –, Arrábida, Lisboa, Sintra, Cascais e Douro têm excelentes ofertas.

 

Adrenalina e milhas para navegar

Fazer férias em iates com serviço de cinco estrelas tem vindo a conquistar cada vez mais entusiastas e são uma forma, no mínimo, original, de explorar uma determinada região ou visitar vários destinos que possam ser alcançados apenas por água.

Os iates luxuosos são uma tendência, mas se não pretende embarcar desde logo numa viagem de vários dias, pode aliar a experiência de um passeio exclusivo a uma estadia personalizada em terra. E, em Portugal, abundam locais onde pode fazê-lo, como o Algarve, Douro, Tróia, Cascais ou Lisboa. Contudo, se é amante do mar e da aventura, as férias perfeitas são passadas a bordo do iate, com todo o conforto e luxo de um hotel ou de uma villa, ao mesmo tempo que mergulha nos maiores tesouros que a região tem para oferecer, desde praias desertas a grutas inexploradas.

Mas nem é preciso atracar (ou sequer ter um destino) para fruir dos melhores momentos e da beleza sublime que estas estadias proporcionam. A navegação é, em si, uma experiência magnífica, e a refeição confeccionada pelo chef privado ou a degustação de vinhos têm outro encanto quando são saboreados nem dos mais idílicos cenários naturais: ao largo, no mar, enquanto se contempla o pôr-do-sol.

Para os aficionados de desportos aquáticos, as possibilidades são numerosas e a adrenalina estará sempre no máximo com tanto que há para fazer, desde mergulho, esqui aquático,  flyboard, jet ski, paddleboard, kitesurf, entre muitas outras.

 

Glamour e misticismo na ferrovia

O movimento do comboio a deslizar sobre os carris, atravessando paisagens deslumbrantes, desperta em nós uma série de sentimentos: romance, nostalgia e um certo espírito de aventura. Mesmo para quem nunca experimentou as grandes viagens luxuosas por ferrovia, elas fazem parte do nosso imaginário. E será também por isso que estão a voltar em força, ainda que o ressurgir desta tendência se faça à boleia de outra: o recurso a meios de transporte mais sustentáveis.

O Expresso do Oriente é o mais mítico dos comboios de luxo, imortalizado por Agatha Christie na sua obra “Um Crime no Expresso do Oriente”. Quase meio século depois da sua última viagem em 1977, que ligava Londres a Istambul, o mais famoso e luxuoso comboio do mundo tem regresso marcado para 2023.

O relançamento deste ícone das viagens por ferrovia é feito pelo Accor Group, irá designar-se Orient Express La Dolce Vita e terá um total de seis comboios com itinerários diferentes. Uma das rotas irá explorar toda a Itália, havendo outras que passarão por cidades como Paris, Istambul ou Split, na Croácia. O design e decoração deste novo Expresso do Oriente inspira-se no período romântico transalpino dos anos 60 e 70, as décadas da La Dolce Vita, e cada uma das seis composições ferroviárias terá 12 cabines privadas de luxo, 18 suites e uma muito especial, a Honor Suite.

Mas para explorar o mundo em sumptuosas viagens de comboio há outras excelentes ofertas. O Venice Simplon-Orient-Express é mítico e a viagem vai de Londres a Veneza, com paragens em Paris e Verona. As suas carruagens Art Deco criam uma atmosfera de glamour que nos remete para outros tempos. Já o estilo vintage do British Pullman, que percorre o território britânico, tem uma atracção acrescida: o realizador Wes Anderson, que no seu filme “The Darjeeling Limited” fala da sua paixão por luxuosas viagens de comboio, assinou a decoração do vagão restaurante, uma das carruagens mais nobres da composição – “Cygnus”–, construída na década de 1950.

Expresso do Oriente

Fora da Europa, o Cruise Train Seven Stars percorre a ilha de Kyushu, no Japão, com apenas 28 passageiros em cada viagem. Lançado em 2013, este comboio transporta o luxo elegante e clássico para uma ferrovia tecnologicamente avançada. Do outro lado do mundo, o Belmond Andean Explorer, no Peru, parte de Cusco, a antiga capital do Império Inca, e atravessa as planícies mais altas dos Andes para chegar ao idílico Lago Titicaca, terminando a viagem na cidade de Arequipa, Património Mundial da UNESCO.

Por Companhia das Cores

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.