A ligação da Blancpain ao universo da Haute Cuisine é uma história que começou a ser escrita há mais de 20 anos e que conta com receitas de alguns dos mais conceituados Chefs do mundo gastronómico, entre eles o Chef português, Rui Paula, que recentemente se juntou à cozinha Blancpain.
Duas disciplinas à primeira vista dispares – a alta relojoaria e a Haute Cuisine – partilham afinal valores e tradições. Se não, vejamos: a qualidade de um relógio refinado e de um prato gourmet dependem de ajustes precisos, juntamente com uma subtil aliança entre tradição, criatividade e autenticidade. Por outro lado, relojoeiros e grandes Chefs demonstram uma fascinante habilidade para compor e montar uma riqueza de componentes e ingredientes que resultam na criação de obras-primas. Além disso, o tempo desempenha um papel crucial na preparação de uma iguaria refinada.
Ciente deste ADN comum, a Blancpain cultiva, há mais de 20 anos, laços especiais com os maiores Chefs do planeta gastronómico. Tudo começou em 1986, quando a marca ofereceu a Frédy Girardet um relógio com uma gravação especial por este ter sido aclamado como o “Melhor Chef do Mundo”. Três anos depois, a Blancpain reiterou o compromisso com a Haute Cuisine quando este último – juntamente com Paul Bocuse e Joël Robuchon – foi nomeado “Chef do Século”. Na época, a Manufactura homenageou os Chefs premiados com a oferta de um relógio gravado.
Desde então, os laços gastronómicos da Blancpain cresceram e incluíram a participação activa como cronometrista oficial de vários concursos culinários. Mais recentemente, a Maison associou-se ao famoso Guia Michelin para celebrar e promover os marcos de excelência, paixão e experiência comuns às duas disciplinas de luxo. Também o círculo de amigos e embaixadores Blancpain dentro do cenário gastronómico internacional cresceu, incluindo chefs de renome como Martín Berasategui, Edgar Bovier, Julien Royer, Michaël Michaelidis ou os gémeos Sühring.
“A paixão move-nos e nós criamos emoções”
A qualidade, tradição e paixão da gastronomia portuguesa não passaram despercebidas à marca de alta relojoaria que, recentemente, convidou um dos mais conceituados chefs nacionais a fazer parte do seu restrito grupo de friends of the brand. Foi com orgulho que o Chef Rui Paula aceitou o convite e explicou as razões para o ter feito, afirmando que “tal como a gastronomia, também a Blancpain tem raízes emocionais e valoriza as tradições, ou não seria a mais antiga marca de alta relojoaria do mundo. O meu compromisso com a marca é comum: busca constante pela criatividade e inovação; rigor na escolha dos produtos – sempre com a mais elevada qualidade – trabalhando-os de forma a que as nossas criações acompanhem tendências modernas e vanguardistas, sem nunca perder o toque genuíno; contínua busca pela excelência e conhecimento”.
O encontro entre o mundo da alta relojoaria e da Haute Cuisine é, assim, totalmente evidente, seja pela devoção comum à mestria artesanal, pela importância dada à qualidade do produto ou pelo respeito ao terroir e às tradições. Como refere o Chef Rui Paula, “a paixão move-nos e nós criamos emoções”.
SOBRE O CHEF RUI PAULA
Referências incontornáveis da cozinha moderna em Portugal, as confecções de Rui Paula revelam a memória das suas origens, preservando sabores, texturas, aromas e cores, em surpreendentes recriações, cheias de originalidade. Natural do Porto, a simplicidade e o sentido de humor são traços que lhe vincam a personalidade. Foram as raízes transmontanas que lhe despertaram o gosto pela cozinha, e as mulheres da família – mãe e avó – inspiraram as bases que o transformariam no profissional que é actualmente: apaixonado, original e surpreendente.
Os seus três restaurantes, posicionados em ambientes distintos, oferecem experiências gastronómicas diversificadas. O DOC, em pleno coração do Douro Vinhateiro, celebra os sabores numa paisagem única. O DOP, no centro histórico do Porto, invoca memórias gastronómicas de cores e texturas. O seu mais recente e premiado projecto é a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, classificada como Monumento Nacional e distinguido com duas estrelas Michelin.
A ESCOLHA DO CHEF RUI PAULA

O Bathyscaphe Calendário Completo Fases da Lua é uma aliança entre dois pilares Blancpain: o ADN de mergulho desportivo do Fifty Fathoms e o tradicional calendário completo com fases da lua da Manufactura. Para garantir que este mantém a legibilidade ideal, tanto debaixo de água como em terra firme, as informações do calendário são exibidas discretamente para dar lugar de destaque aos índices e aos ponteiros principais. Esses elementos também são revestidos com material luminescente, o que confere contraste com o mostrador cinzento meteorito. O relógio apresenta-se numa caixa de 43 mm em aço (também disponível noutros materiais) com correia em tecido de vela, pulseira NATO ou bracelete de metal.