Numa espécie de regresso ao passado, onde o vestuário e acessórios primavam pela exclusividade do sur mesure, o sector do luxo revive hoje essa tendência, com cada vez mais marcas a oferecerem serviços de customização, adicionando ainda mais exclusividade a um mercado já de si único.

Actualmente, o crème de la crème dos bens de luxo “esconde-se” nos artigos únicos, produzidos por medida e onde o cliente assume o controlo. Sapatos e vestuário taylor made, relógios, telefones, canetas e todo o tipo de marroquinaria customizados, a panóplia de opções é enorme, como o é a escolha de designs e materiais, desde gravações das mais diversas pinturas, monogramas ou mensagens, passando por peles exóticas ou pela inclusão de pedras preciosas. Tudo com o objectivo de agradar o cliente cada vez mais conhecedor e exigente deste mercado muito limitado e exclusivo.

555007_1485906843

No entanto, a personalização ou os artigos por medida não são uma tendência recente, mas antes uma espécie de regresso ao passado, onde os cavalheiros e senhoras da alta-roda compravam as suas roupas e acessórios sur mesure.

Pensemos na alta relojoaria. Historicamente, os melhores relógios mecânicos eram encomendados por medida por patronos que podiam especificar as decorações, materiais e até complicações. Hoje, várias marcas de alta relojoaria continuam esta tradição, aceitando comissões personalizadas para satisfazer os desejos dos clientes. Este é o caso, por exemplo, da Blancpain, Bovet, Jaquet Droz, Roger Dubuis ou Vacheron Constantin.

A gravação personalizada é a grande especialidade da Blancpain. Capaz de reproduzir qualquer motivo dado, os mestres gravadores primeiro esboçam e depois gravam o metal utilizando uma ferramenta manual tradicional chamada buril enquanto trabalham sob o microscópio. Na Jaquet Droz, os relógios por medida apresentam mostradores fabricados a partir de pequenas fatias de minerais raros e semipreciosos, como lápis-lazúli, jade, meteorito ou espectrolito.

carolinejewelry

No século XIX, a Bovet começou a produzir relógios de bolso pintados com esmalte a pedido da corte imperial chinesa. Hoje, a marca perpetua a sua herança trabalhando com o artista André Martinez, que pinta à mão mostradores em madrepérola no seu atelier em Le Locle a partir de imagens fornecidas e aprovadas pelos clientes. Já a Roger Dubuis ou a Vacheron Constantin oferecem toda uma panóplia de possibilidades de customização, que passam por gravações, pintura em miniatura, monogramas, pedras preciosas, etc.

Creed

E se na alta relojoaria a tradição do por medida é já longa, o mesmo se pode dizer das peças de vestuário. Antes do advento do prêt-à-porter, eram os alfaiates e costureiras os responsáveis por vestir a alta-sociedade com criações únicas e perfeitamente adaptadas ao gosto e medidas de cada um.

Hoje, são poucos os que resistiram, mas a tendência clama pelo seu regresso. Se, por um lado, grandes marcas como a Prada ou a Ermenegildo Zegna – e no caso português a Rosa&Teixeira – oferecem já serviços de sur mesure, a verdade é que, aos poucos, as alfaiatarias voltam a fazer parte das grandes avenidas de compras um pouco por todo o mundo.

img_7353

No que à tecnologia móvel diz respeito, a Vertu veio revolucionar este universo ao apresentar telefones de luxo, produzidos em peles e metais preciosos e que oferecem uma panóplia de serviços exclusivos. Actualmente, a marca eleva a exclusividade a outros patamares ao permitir a quase total personalização do telefone, desde o tipo à cor da pele, passando pela inclusão de monogramas e até a gravação de mensagens.

O mesmo sucede no universo da marroquinaria. Aqui, destacamos a Maison Takuya, uma marca ultra-exclusiva que permite, nalgumas das lojas que a representam (em Portugal, este é o caso da Boutique dos Relógios Plus Art, na Avenida da Liberdade), que o cliente possa “construir” a sua própria carteira, optando por diversos tipos de peles, tonalidades, acabamentos e, até, por incluir pedras preciosas.

O universo dos perfumes é também um dos que se abre à tendência da customização, com marcas centenárias como a Creed a oferecerem a possibilidade de, além de fragrâncias totalmente personalizadas para um restrito grupo de clientes, personalizar o próprio frasco. Este é o caso da colecção Les Royales Exclusives do perfumista inglês, onde o frasco de vidro recebe apontamentos em ouro ou ouro e prata e pode incluir as iniciais do cliente.

Personal-part-copy

E não poderíamos terminar, sem antes referir o glamouroso mundo das jóias. Aqui a panóplia de opções de personalização é imensa, dando origem a peças verdadeiramente únicas e sur mesure. Nomes como Shamballa ou Carolina Bucci são incontornáveis no campo da joalharia personalizada.