Omega cronometra o “bronze” de Jessica Augusto

No Campeonato Europeu de Atletismo

95

Exclusivo

Terminou hoje o Campeonato Europeu de Atletismo, em Zurique, na Suíça, com Portugal a conseguir uma medalha de bronze. Estes Europeus de Atletismo ficaram também marcados pela introdução, pela Omega (cronometrista oficial do evento), de quatro novos equipamentos de cronometragem.

Portugal concluiu a sua participação no Campeonato Europeu de Atletismo – que decorreu entre 12 e 17 de Agosto, em Zurique, na Suíça – com nota positiva, graças à medalha de bronze conquistada por Jessica Augusto na maratona. Embora esta tenha sido a única atleta portuguesa medalhada nesta edição dos Europeus de Atletismo, outras prestações nacionais houve dignas de registo.

É o caso dos sextos lugares alcançados por Sara Moreira, Nelson Évora e Ana Cabecinha nas especialidades de 5000 metros, triplo salto e 20 km marcha, respectivamente. Já na prova do lançamento do peso, Marco Fortes alcançou a sétima posição, enquanto Edi Maia se classificou em oitavo lugar no salto com vara, o melhor resultado de sempre de Portugal nesta especialidade. Também na oitava posição ficaram Susana Costa, no triplo salto, e Yazaldes Nascimento, nos 100 metros.

Na maratona, o português Ricardo Ribas classificou-se em décimo, enquanto Ricardo Santos (apesar de ter ficado nas meias finais como o primeiro não apurado para a final, ou seja, em nono) bateu o recorde nacional dos 400 metros.

OMEGA_ZURICH_5

A Omega nos Europeus de Atletismo

Em pista e fora dela esteve também a Omega, cronometrista oficial do evento, que este ano introduziu quatro novos equipamentos de cronometragem: uma câmara de photo-finish Scan’O’Vision MYRIA, mais pequena e com melhor qualidade de imagem, graças a uma sensibilidade à luz melhorada; um novo sistema de detecção de falsas partidas que envia instantaneamente informação para um computador em pista; e dois novos tipos de placares de resultados que, além de texto, imagens e informação ao vivo, exibem também animações e vídeos.

Por forma a destacar a tecnologia da Omega no campo da cronometragem desportiva e demonstrar os passos envolvidos na medição e divulgação de resultados dos 100 metros, a marca criou um vídeo animado intitulado “How it works: Timing the 100m sprint”.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.