ExclusivoA Omega assume-se uma vez mais como cronometrista oficial dos Campeonatos do Mundo de Natação FINA que se realizam este fim-de-semana em Doha, no Qatar, e revela novos equipamentos de cronometragem.

Há muito envolvida no desenvolvimento de tecnologia e equipamento de cronometragem desportiva, a Omega apresenta oficialmente este fim-de-semana novos contadores de voltas subaquáticos e blocos de partida para o estilo costas, ambos desenvolvidos a pensar no benefício dos nadadores.

OMEGA_Backstroke ledgeBlocos de partida para estilo costas

Os novos blocos de partida para o estilo costas melhoram o impulso inicial e a trajectória dos nadadores quando entram na água. O ângulo das pernas em relação à superfície da água durante o impulso final é maior e, como resultado, os pés dos nadadores atravessam o caminho durante a fase inicial de “voo” com menos contacto com a água. A altura do bloco de partida pode ser ajustada em diferentes posições através de um sistema rotativo manual.

O desenvolvimento destes equipamentos contou com a colaboração de dois embaixadores da Omega: a medalhista olímpica por 12 vezes, Natalie Coughlin e o medalhista olímpico por 7 vezes e especialista no estilo costas, Aaron Peirsol.

OMEGA_Lap counter

Contador de voltas subaquático

Os nadadores de estilo livre, mariposa e costas poderão tirar vantagem dos contadores de voltas colocados no fundo da piscina. Existirá um contador de voltas para cada pista – posicionado no lado oposto da meta – que faz a contagem regressiva do número de voltas que faltam ao nadador daquela pista para terminar a prova.

Antes deste equipamento, os juízes posicionados à beira da piscina, junto aos blocos de partida de cada pista, exibiam o número de voltas que faltava ao nadador, significando que o atleta tinha que desviar a atenção da piscina. Com os novos contadores subaquáticos, os nadadores podem concentrar-se na sua técnica e posição na corrida, ao mesmo tempo que sabem quantas voltas ainda lhes faltam.

Este equipamento não afecta a cronometragem, tendo sido desenvolvido apenas para melhorar a experiência de competição de cada nadador.

 

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.