O Ano Novo Chinês do Porco começou ontem e as marcas de relojoaria não ficaram indiferentes, lançando peças do tempo que celebram a efeméride.

Blancpain

Villeret Traditional Chinese Calendar

Ao invés de usar a celebração para exibir os seus Métiers d’Art, a Blancpain apresenta uma complicação original e complexa, que exibe tanto o calendário gregoriano como o chinês, com indicações para o mês, anos bissextos, fases da lua, signos do Zodíaco, elementos e as dez hastes celestes. O porco em si é discretamente representado no verso desta edição limitada.

Jaquet Droz

Petite Heure Minute Relief Pig

Disponível em ouro vermelho ou branco com diamantes, este relógio Jaquet Droz exibe no mostrador a gravação de um porco selvagem em frente a oito grandes carvalhos – simbolizando longevidade, moralidade e poder – contra um fundo de ónix.

Petite Heure Minute Pig

Já o Petite Heure Minute Pig está disponível numa caixa de 35 mm em ouro vermelho com diamantes e numa de 39 mm em ouro vermelho, cada uma limitada a 28 peças. Ambas as versões ostentam um mostrador em esmalte Grande Feu, no qual o domínio da pintura em miniatura da Jaquet Droz foi escolhido para mostrar um porco de estilo naturalista em pé num campo de trigo.

Breguet

A Breguet celebra o Ano Novo Chinês com um relógio adornado com a cabeça de um porco – um dos 12 animais representados no Zodíaco chinês. Para representar o animal, a Maison optou por utilizar uma combinação de três técnicas: gravação, esmalte Grand Feu e decoração tradicional.

Vacheron Constantin

Metiers d’Art The Legend of the Chinese Zodiac Year of the Pig

O relógio Year of the Pig da Vacheron Constantin é inspirado numa antiga técnica chinesa de corte de papel conhecida como Jianzhi, que tem ligações com a comunidade de relógios graças ao seu homólogo suíço Scherenschnitt. Disponíveis em platina ou ouro rosa com mostrador azul ou bronze, cada peça apresenta um porco gravado à mão no centro.

Harry Winston

Premier Chinese New Year

Este relógio da Harry Winston usa a cor tradicional da sorte na China – o vermelho – como base e emprega pedras e Métiers d’Art para criar uma adição de destaque à colecção Premier. O porco neste modelo é criado usando marchetaria pérola, traduzindo-se num porco rosa dourado, engastado com flores, num outro tributo às tradições culturais chinesas.

Piaget

Altiplano Chinese New Year Pig

A artista de esmalte Anita Porchet usou o esmaltado cloisonné para criar este pequeno suíno realístico e amigável no mostrador do relógio Piaget Altiplano Chinese New Year, uma edição limitada a 38 exemplares.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here