O regresso do icónico calibre 321 da Omega

Calibre equipa o novo Speedmaster Moonwatch 321 Platinum

102

No início deste ano a Omega anunciou o regresso, há muito aguardado, do seu icónico calibre 321. No 50.º aniversário da alunagem da Apollo 11, a marca revela agora o primeiro novo Speedmaster Moonwatch a alojar o movimento.

Conhecido pelo seu design e complexidade, o Calibre 321 original foi o primeiro movimento usado no Omega Speedmaster em 1957. Ficou ainda mais célebre por ter sido utilizado em vários modelos usados no espaço, incluindo os que foram à Lua. Após um extenso trabalho de investigação e reconstrução numa oficina dedicada em exclusivo a este projecto, o Calibre 321 renasce agora de acordo com as especificações originais.

O movimento reconstruído está no coração do novo Speedmaster Moonwatch 321 Platinum e poderá ser admirado através do fundo da caixa em vidro de safira. Tal como o nome sugere, o novo cronógrafo apresenta uma caixa de 42 mm, concebida numa liga especial de platina com ouro (Pt950Au20), cujo design se inspira na caixa assimétrica da 4.ª geração Speedmaster com asas torcidas, e é disponibilizado com uma correia em pele preta com fivela em platina. O novo Speedmaster Moonwatch 321 Platinum inclui ainda uma luneta em cerâmica preta com a célebre escala taquimétrica do Speedmaster em esmalte branco.

Destaque ainda para o mostrador escalonado em ónix, os índices e ponteiros em ouro branco e os três submostradores com meteorito. Em homenagem à história lunar do Speedmaster, a Omega usou fragmentos reais de meteorito lunar, proporcionando uma ligação autêntica ao Calibre 321, que alimentou todos os Speedmaster usados na Lua.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.