Mare Nostrum

Panerai e Luna Rossa

27

Velejando sobre as suas credenciais náuticas, a Panerai é o mais recente patrocinador oficial da Luna Rossa Challenge, a equipa desafiadora da 36.ª edição da America’s Cup. Para celebrar esta parceria, a manufactura apresenta um relógio de mergulho com função GMT, inspirado no veleiro italiano e que será usado pela equipa liderada por Massimiliano “Max” Sirena: o novo PAM1039 Luna Rossa Challenger Submersible.

A parceria está firmada desde o principio de 2019, entre Jean Marc Pontroué, CEO da Panerai, e Patrizio Bertelli, CEO do Grupo Prada, que apresentam esta aliança como uma homenagem à ligação que Itália possui com o mundo marítimo. A Panerai celebrou um acordo com a equipa Luna Rossa Challenge, destinado ao desenvolvimento do projecto desta formação para a próxima edição da America’s Cup, prevista para a Nova Zelândia em 2021. A America’s Cup é o troféu mais antigo da história do desporto. Ao iniciar a sua 36.ª edição, acolhe as embarcações mais evoluídas do mundo.

Surge assim uma empolgante história italiana associada ao mar, onde a excelência e a inovação técnica estão a ser desenvolvidas pela equipa Luna Rossa Challenge, que há já alguns meses desafiou a equipa da Nova Zelândia para competir pela próxima edição da America’s Cup, onde se contará com a presença dos melhores atletas, bem como dos projectistas navais mais famosos. A equipa vencedora da última edição da America’s Cup (Emirates Team New Zeland) é desafiada pela que vence a Challenger Selection Series (a partir de 2021 será denominada Taça Prada), e é deste confronto que surgirá o novo vencedor da prova.

Voltando às marcas que formam esta parceria. A Panerai foi fundada em 1860, em Florença, por Giovanni Panerai. Cedo se tornou célebre pela qualidade dos seus produtos, motivo pelo qual acabou por se tornar fornecedor oficial da Marinha Real Italiana para instrumentos de precisão. A manufactura também ficou famosa pelos seus relógios Radiomir e Luminor, usados ​​por submarinistas militares italianos na Segunda Guerra Mundial e que, hoje, são os seus dois modelos mais icónicos. O modelo Luminor mantém como elemento característico uma came que fecha a coroa para garantir a sua estanquidade.

Já a Prada, é também uma empresa italiana ligada ao mundo da moda. Fundada por Mario Prada, em 1913, como Fratelli Prada, a Maison tomou um rumo radical com a chegada à gestão de Miuccia Prada, neta do fundador, em 1978, que a tornou numa das mais luxuosas e reconhecidas marcas de moda a nível mundial.

Tudo se alinhou para que esta força transalpina surja como mais um dos factores de orgulho para o povo italiano, tão apreciador de moda, de desporto, bem como da industria relojoeira tradicional. A parceria envolverá a criação de uma série de relógios de ponta, inspirados pelas tecnologias e materiais utilizados na competição, e desenvolvidos em conjunto pela Officine Panerai e pela Equipa Luna Rossa Challenge para atender às necessidades dos mais exigentes fãs de vela. Os novos relógios Panerai Luna Rossa serão usados pela tripulação da embarcação Luna Rossa Challenge ao longo das competições.

PARTILHAR
Gonçalo Ferreira, licenciado em Professor de Ensino Básico do Primeiro Ciclo, casado e com dois filhos tem como paixões, além da família, os relógios e as motas. Colaborador da Boutique dos Relógios desde 2003, Gonçalo assume, além das funções normais na loja, a função de formador de novos elementos das equipas. Com um profundo conhecimento em relojoaria, graças a diversas acções de formação dadas pelas marcas em Portugal e na Suíça, Gonçalo Ferreira é colaborador da Turbilhão desde o número 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here