Em 2017, a Omega presta tributo a três peças lançadas em 1957 e lança edições especiais de 60 anos de cada um dos modelos, que podem ser adquiridas em separado ou em trio. 

Em 1957, a Omega lançou três relógios profissionais que estavam destinados a tornarem-se em clássicos absolutos: o Seamaster 300, o Railmaster e o Speedmaster. Em 2017, a Omega presta tributo a essas três peças mecânicas e lança edições especiais de 60 anos de cada um dos modelos, que podem ser adquiridas em separado ou em conjunto.

Uma tecnologia de cópia digital única, utilizada pela primeira vez pela Omega, deu à marca suíça representações rigorosas dos relógios originais. Estas, juntamente com os desenhos dos modelos originais, serviram como molde de design para os novos relógios, que, embora ligeiramente adaptados para o século XXI, se mantiveram fiéis ao espírito de 57.

Os três relógios vêm com uma caixa em aço inoxidável polido e escovado e apresentam mostradores em preto ‘tropical’. As braceletes em aço inoxidável foram modernizadas em termos de resistência e exibem um logo Omega em estilo retro na báscula.

Cada relógio está limitado a 3.557 peças e é entregue num estojo inspirado no original de 1957. Logo abaixo do Cavalo Marinho na tampa, vê-se um logo retro e um revestimento de veludo vermelho. O estojo vem com duas braceletes adicionais: uma em pele e uma NATO, bem como com a ferramenta para a mudar.

O Seamaster 300 60.º Aniversário Master Chronometer

O primeiro Seamaster 300 foi muito procurado, não apenas pela sua estanquidade, mas também pelo mostrador preto, ponteiro dos minutos com corte em seta, luneta de mergulho bidireccional e marcadores de horas triangulares embutidos. Criado para mergulhadores e aventuras subaquáticas, rapidamente se tornou um ícone.

O modelo de 2017, inspirado no CK2913, apresenta uma luneta em alumínio preta e mantém o sinal Naïad original na coroa, que, em 1957, era um sinal da estanquidade do relógio. O Cavalo Marinho no fundo de caixa é desenhado tal como era em 1957. É alimentado pelo Calibre Omega Master Chronometer 8806 e vem com uma garantia de quatro anos.

O Railmaster 60.º Aniversário Master Chronometer

O Railmaster era um relógio simples, prático e, ainda assim, elegante, feito para ser utilizado no trabalho. O relógio com uma caixa dupla antimagnética era especialmente pensado para cientistas, técnicos ou qualquer pessoa que trabalhasse perto de campos eléctricos.

O estilo despretensioso original manteve-se no modelo de 2017, embora os índices vintage tenham sido ligeiramente aprofundados para permitir uma luz mais forte a partir do preenchimento com SuperLumiNova. O relógio é alimentado pelo calibre Omega Master Chronometer 8806, que pode resistir a campos magnéticos até 15.000 gauss e vem com uma garantia de quatro anos.

Speedmaster 60.º Aniversário Edição Limitada

O Speedmaster original, designado “Broad Arrow”, devido aos seus ponteiros distintivos, não era apenas o primeiro Speedmaster; era, também, o primeiro relógio de pulso cronógrafo do mundo com a sua escala taquimétrica na luneta, em oposição à impressão no mostrador – uma característica concebida para o benefício dos pilotos de carros de corrida. No novo modelo, a fonte foi redesenhada para combinar com a escala do taquímetro original de 57. No coração do relógio está o calibre 1861 da Omega.

O estojo de coleccionador Trilogy

Para os entusiastas que não se contentariam em adquirir apenas uma das reedições de 1957, a Omega criou um estojo de apresentação especial Trilogy com os três relógios.

A caixa exterior, feita de madeira de carvalho suíço, tem uma gravação do Cavalo Marinho de 1957 na tampa e uma insígnia frontal com a gravação “Trilogy 60th Anniversary, 001/557”.

A abertura da tampa revela um estojo mais pequeno, inspirado na versão de 1957, que contém os três relógios, idênticos no estilo e na tecnologia às peças individuais, mas marcados de forma única. Cada mostrador está gravado com a palavra TRILOGY e o número de Edição Limitada; e cada fundo de caixa está gravado com “LIMITED TO 557 TIMEPIECES” [limitado a 557 peças].

O estojo maior inclui ainda uma almofada para relógio em pele, com três braceletes em pele e NATO, bem como uma ferramenta em madeira para mudança das braceletes (além de um tubo com asas de mola adicionais).

O estojo especial Trilogy está limitado a apenas 557 peças.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.