A grande novidade Greubel Forsey para 2018 traduz-se no modelo Différentiel d’Égalité, que incorpora a 5ª Invenção da marca. O GMT Earth e o Double Balancier em ouro rosa são outras das apostas para este ano.

Em 2008, a Greubel Forsey anunciou que tinha desenvolvido uma forma de oferecer à roda de balanço uma transferência de energia constante a partir da mola principal, independentemente do torque ao longo da engrenagem, usando um diferencial esférico.

Para conseguir esta distribuição constante de energia seria necessária uma segunda mola no diferencial, depois da mola principal, para regular a transferência de energia. Esta segunda mola era capaz de se rearmar a cada cinco segundos, regulando e mantendo, assim, uma taxa constante de transferência de energia. Nascia a 5ª Invenção de Robert Greubel e Stephen Forsey.

10 anos passados e a 5ª Invenção Greubel Forsey passa agora de concept a produção com alguns upgrades. Por exemplo, a mola secundária rearma-se agora a cada segundo, permitindo, por um lado, manter uma maior e mais regular regulação de energia e, por outro, oferecendo a oportunidade de a marca desenvolver o seu primeiro relógio com segundos mortos.

O novo Différentiel d’Égalité apresenta ainda a roda de balanço inclinada a 30º, equipada com um mecanismo de paragem, accionado quando se puxa a coroa para acertar o relógio. Nesta altura, também o indicador dos segundos regressa a zero, de modo a permitir um ajuste do tempo mais preciso.

O Greubel Forsey Différentiel d’Égalité está disponível numa edição limitada a 33 peças, com caixa de 44 mm em ouro branco.

GMT Earth

Depois de surpreender com o Greubel Forsey GMT, a marca vai ainda mais longe ao apresentar o GMT Earth. A principal diferença do novo modelo face ao antecessor prende-se com o globo terrestre, às 7h.

De facto, no GMT, o globo de titânio, que girava uma vez a cada 24 horas, apenas tinha visível a metade Norte da Terra. Agora, com o GMT Earth todo o globo é visível, graças ao trabalho desenvolvido no vidro de safira.

As restantes funções originais do GMT mantêm-se no novo modelo: horas e minutos; pequenos segundos; indicador da reserva de marcha de 72 horas; indicador GMT e indicador do tempo universal em 24 fusos horários. O relógio mantém ainda o turbilhão de 24 segundos inclinado a 25º.

O Greubel Forsey GMT Earth está disponível com uma caixa de 45,5 mm em ouro branco e é limitado a 33 exemplares.

Double Balancier

Em 2018, a Greubel Forsey apresenta ainda uma nova versão do Double Balancier. O modelo originalmente lançado em 2016, surge agora com uma caixa de 43 mm em ouro vermelho e exibe um mostrador de ouro, multi-camadas, vestido de preto e com índices em esmalte.

O novo relógio está disponível numa edição limitada a 33 peças.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.