Cinco anos após a primeira colaboração, a MB&F e Stepan Sarpaneva voltam a unir forças para dar vida ao MoonMachine 2, uma peça do tempo que apresenta as primeiras fases da Lua projectadas do mundo.

O novo MoonMachine 2, resultado da parceria entre a MB&F e Stepan Sarpaneva, destaca-se, além da arquitectura inusitada, por apresentar as primeiras fases da Lua projectadas do mundo, que ecoam o ilusório fenómeno natural do luar.

A base do MoonMachine 2 é o Horological Machine N.º8, que utiliza um prisma óptico para transmitir a leitura horizontal das horas e minutos num plano vertical. No novo modelo, um disco de fases da Lua, equipado com luas miniatura, está colocado entre os discos das horas e dos minutos. Enquanto os prismas que refractam os discos das horas e dos minutos estão cortados de forma a aumentar as indicações em 20 por cento, aumentando a legibilidade, o prisma das fases da Lua não fornece qualquer aumento porque, ao fazê-lo, iria distorcer a aparência da Lua.

 

O MoonMachine 2 possui três Luas em ouro, uma com 8,5 mm de diâmetro e as outras duas com apenas 4,5 mm, as mais pequenas alguma vez criadas por Sarpaneva e, como tal, um verdadeiro desafio de execução e acabamento artesanal.

Disponível em três edições limitadas de 12 peças cada – titânio, titânio preto ou ouro rosa e titânio – o MoonMachine 2 apresenta, no mostrador, uma estrutura de metal que ecoa o padrão radial em forma de grelha, familiar a todos os aficionados do trabalho de Sarpaneva.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.