Em 2018, a Vacheron Constantin surpreende ao apresentar uma nova colecção, inspirada num modelo histórico da marca de 1956. Outro dos destaques vai para duas das suas míticas linhas, com os novos Overseas Dual Time e Traditionnelle Calendário Completo Collection Excellence Platine.

Com a nova colecção FiftySix inicia-se um novo capítulo da história da Vacheron Constantin. Esta linha, inspirada num relógio histórico da Vacheron Constantin de 1956, distingue-se pela forma, especialmente pela das asas, em que cada uma delas representa um braço da Cruz de Malta, símbolo da manufactura.

As semelhanças entre o relógio 6073 de 1956 e o FiftySix de 2018 são evidentes, dado que o modelo contemporâneo herdou uma série de características do seu antecessor dos anos 50.
O exemplo mais evidente é a referência estética à Cruz de Malta, algo que se destaca no desenho dos relógios FiftySix, cujas caixas apresentam asas inspiradas nos braços da
Cruz de Malta. Outro pormenor característico que ressalta esta ponte entre o passado e o presente é o vidro do tipo “box”que sobressai da luneta. Ao contrário dos vidros minerais ou
dos plexiglas utilizados anteriormente, na nova colecção este é de safira.

Em homenagem ao movimento da referência 6073, toda a colecção FiftySix está equipada com movimentos automáticos e um novo calibre para o modelo de três ponteiros. O fundo
transparente da caixa permite contemplar as decorações do movimento, bem como a massa oscilante que a Vacheron Constantin desenhou para esta colecção. O rotor de ouro rosa de 22 quilates, perfurado, polido, acetinado e adornado com a Cruz de Malta, é o símbolo distintivo de todos os modelos da nova linha.


Pela primeira vez na história da Vacheron Constantin, a manufactura decidiu lançar uma
colecção clássica que, além do ouro, está também disponível em aço. Assim, a linha FiftySix apresenta-se com três relógios distintos (Data; Dia da Semana, data e indicador de reserva de marcha; e Calendário Completo), numa caixa de 40 mm, disponíveis em várias versões em ouro ou aço.

Overseas Dual Time

Os avanços técnicos combinam-se com a praticabilidade no novo modelo Overseas Dual Time, equipado com um movimento de manufactura que permite a leitura simultânea de duas zonas horárias, controlado por um sistema fácil de utilizar, e completado com três correias intercambiáveis de aço, pele ou borracha.

O modelo Overseas Dual Time foi desenhado para uma utilização fiável em quaisquer circunstâncias. O novo movimento mecânico automático, o Vacheron Constantin Calibre 5110 DT, é fruto de vários anos de desenvolvimento e possibilita a leitura simultânea de duas zonas horárias, mediante dois ponteiros coaxiais: o ponteiro das horas indica a zona horária que corresponde à localização actual do utilizador e o ponteiro coroado com uma seta indica a hora numa zona horária de referência, denominada normalmente “hora de origem”.

O novo modelo dispõe ainda de um disco de 12 horas, que se pode ajustar em ambos os sentidos através da coroa, de um indicador de horário diurno ou nocturno, configurado para a hora de origem, e uma indicação da data mediante ponteiro, sincronizada com a hora local.

Este movimento, constituído por 234 peças, bate a uma frequência de 4 Hz e oferece uma reserva de marcha de 60 horas, graças ao duplo tambor. A proteger este calibre está uma caixa de 41 mm em aço, estanque até 150 metros, que exibe um desenho que destaca as características emblemáticas da colecção Overseas: luneta que evoca o emblema da Vacheron Constantin, a Cruz de Malta; mostrador lacado translúcido com ponteiros e índices em ouro, facetados e luminescentes; dupla gradação que representa as escalas de minutos e segundos; massa oscilante de ouro de 22 quilates decorada com a rosa-dos-ventos; e três braceletes intercambiáveis que se podem montar sem utilizar ferramentas.

O Overseas Dual time estará disponível em três versões: caixa em aço com mostrador azul ou prateado e caixa em ouro rosa com mostrador prateado. Apresentado com bracelete em aço, o novo modelo será entregue com duas correias adicionais que combinam com a tonalidade do mostrador – borracha ou pele de crocodilo azul – e completado com um fecho de báscula em aço, igualmente intercambiável.

Traditionnelle Calendário Completo Collection Excellence Platine 

A Collection Excellence Platine da Vacheron Constantin é o cenário ideal para exibir uma das funções mais apreciadas em relojoaria: o calendário completo. Equipado com um calibre de manufactura, o novo Traditionnelle apresenta-se em platina, numa edição limitada a 100 exemplares numerados.

O Traditionnelle Calendário Completo incorpora todos os traços da sua linhagem clássica: carrure e asas perfiladas “Etagé”, fundo canelado, minuteria ao estilo caminhos-de-ferro, ponteiro de horas e minutos do tipo Dauphine, bem como índices horários do tipo “bâtons de Genève”.

Ressaltado pelos ponteiros de ouro bifacetados e pelos índices horários, o mostrador combina numerais árabes azuis com os que compõem as indicações de data e outras funções de calendário. Os discos de platina da fase lunar dão o toque final, enquanto o equilíbrio visual e a legibilidade do mostrador se acentuam com a pouco usual disposição das janelas do dia e do mês, colocadas à volta do perímetro deste. A data é indicada por um ponteiro central azul.

Estanque até 30 metros, a caixa de 41 mm do Traditionnelle Calendário Completo Collection Excellence Platine aloja o calibre 2460 QCL, um movimento automático de manufactura, equipado com uma massa oscilante em ouro, que bate a uma frequência de 4 Hz e garante uma reserva de marcha de 40 horas. A indicação das fases da Lua requer um único ajuste a cada 122 anos.

Produzido numa série limitada a 100 exemplares, este modelo dispõe de uma correia em pele de crocodilo azul, cosida à mão com linha de seda e platina 950, ajustando-se ao pulso com um fecho de báscula de platina 950 em forma de meia cruz de Malta.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.