Tempo para a conservação dos oceanos

Blancpain Ocean Commitment

11

Um dos protagonistas relojoeiros mais activos na missão de proteger os oceanos através da sensibilização, a Blancpain continua a apoiar a conservação dos mares e, sob a égide do projecto Blancpain Ocean Commitment, que criou em 2014, apresenta o terceiro relógio de edição limitada dedicado a esta iniciativa.

A ligação histórica da Blancpain aos oceanos remonta a 1953, com o desenvolvimento do primeiro relógio de mergulho moderno: o Fifty Fathoms. Desde então, a marca de alta relojoaria tem sido uma das vozes mais activas na sensibilização para a protecção dos oceanos, através da exploração do universo subaquático.

Para servir esta missão, a manufactura criou, em 2014, o Blancpain Ocean Commitment, um projecto que pretende aumentar a consciencialização do público para a conservação dos mares, através do financiamento de expedições cientificas marítimas e eventos relacionados. Exemplos dessas iniciativas foram as Pristine Sea Expeditions (Maio 2011-Maio 2016) e, mais visivelmente, os esforços de Laurent Ballesta, o biologista marinho e fotógrafo oceânico, responsável pelo projecto Gombessa.

As expedições cientificas Gombessa têm por objectivo explorar fenómenos subaquáticos especificos que ocorrem em todo o mundo. Um objectivo naturalista inicial guia a escolha da missão que, por norma, oferece três desafios principais: um enigma cientifico está sempre no centro da expedição, um desafio de mergulho e um desafio relacionado com a captação de imagens (fotos e vídeos) únicas do fenómeno estudado. Desta forma, cada uma das expedições do projecto Gombessa reúne três eixos essenciais: cientistas especializados na questão estudada, mergulhadores experientes e cameramen subaquáticos talentosos.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Blancpain lançou vários relógios de edição limitada para sensibilizar para o programa. Da venda de cada relógio, a marca doa 1000 € a várias iniciativas de preservação dos oceanos. A última entrada neste cânone filantrópico é o Blancpain Ocean Commitment III, um relógio de mergulho que proclama a dedicação da marca à defesa dos mares, ao mesmo tempo que faz o elogio do design do primeiro relógio de mergulho moderno.

Inspirado no clássico Fifty Fathoms – que celebra, em 2018, o 65.º aniversário – a produção do Blancpain Ocean Commitment III é limitada a 250 peças. O novo modelo destaca-se por vários detalhes e, ao contrário do antecessor, recria mais fielmente a estética do Fifty Fathoms original. Apresentado numa caixa de 40 mm, em aço, o novo relógio exibe um mostrador azul, com detalhes brancos, assegurando uma boa legibilidade em condições de mergulho. A única complicação presente é a data, que surge entre as 4h e as 5h. Às 6h, é visível o logotipo Ocean Commitment, que exibe os continentes onde as iniciativas de investigação Blancpain ocorrem.

 

Tratando-se de um modelo de mergulho, o Blancpain Ocean Commitment é estanque até uma profundidade de 300 metros e está equipado com uma luneta unidireccional, manufacturada em vidro de safira endurecido. Quanto aos detalhes técnicos, o relógio utiliza o calibre 1151, um movimento extrafino com 100 horas de reserva de marcha. Este calibre incorpora inovações decorativas e de performance, como espiral em silício, rotor em ouro e gravação Côtes de Genève. Tudo visível através do fundo da caixa em vidro de safira.

O toque final é dado por uma correia em tecido tipo lona e por uma pulseira NATO azul adicional. Cada um dos modelos é individualmente numerado e entregue com uma cópia, numerada à mão com o número correspondente ao do relógio, do livro Edition Fifty Fathoms; bem como com uma inscrição para membro do Blancpain Ocean Commitment Circle, que oferece acesso VIP especial a eventos e conferências sobre as iniciativas de protecção do oceano a decorrer.

PARTILHAR
Directora/Editor in Chief | Revista Turbilhão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here