Na estrada do Guincho, em cima da Praia da Cresmina, existe um lugar onde os sabores da costa se fundem com a beleza do mar, dos vales e das dunas selvagens. Há 75 anos que o Porto Santa Maria desfruta de uma vista esplendorosa sobre o Atlântico, mas o que começou como uma cabana de pescadores conhecida pela frescura do peixe em 1947, é hoje um dos mais reputados restaurantes de Cascais.

Aqui não se servem apenas refeições com o melhor peixe e marisco do país, mas sim momentos de degustação harmonizados com uma selecção de grandes vinhos. Vencedor na categoria “Estabelecimentos com História”, na 6.ª edição dos Prémios AHRESP 2022, o Porto Santa Maria serve experiências gastronómicas construídas meticulosamente.

Com uma ligação incontornável ao mar, os clássicos da casa incluem o robalo e a dourada ao sal, ou no pão, o misto de marisco ao natural e o lavagante grelhado, além de inúmeras outras opções. Para a sobremesa há doces tradicionais com um toque de modernidade, mas é a sofisticada garrafeira que melhor acompanha o peixe e o marisco.

Com cerca de 30 mil garrafas e mais de mil referências, a garrafeira do Porto Santa Maria conta com uma selecção de excelência, desde o Douro ao Alen tejo, do Dão ao Sado, da Bairrada à Austrália, passando ainda por Espanha e Argentina. Em destaque estão vinhos como a Barca Velha, Côtto Grande Escolha ou Pêra-Manca, além de um vasto espólio de Portos raros, com colheitas provenientes de quase todos os anos desde 1931.

As garrafas são mantidas nas melhores condições e a garrafeira dispõe de uma mesa de provas e caves particulares, onde os clientes podem guardar os seus vinhos. Aqui ouvem-se as histórias dos vinhos que distinguem o espaço em visitas guiadas à garrafeira, e na sala de provas degustam-se os mesmos. Caso deseje um almoço ou jantar exclusivo, pode ainda reservar o espaço, no que será um momento mágico marcado pela luz e disposição das garrafas.

Dotado de ambientes distintos e viveiros próprios com a melhor selecção de produtos nacionais, o restaurante conta não só com a indispensável frescura dos seus produtos, como também com o profissionalismo de chefs com mais de 15 anos de experiência. Desta forma, é garantido o esmero exigido pelos sabores delicados aqui presentes. Para assegurar a qualidade, uma das prioridades da casa é a relação com os seus fornecedores. Nas palavras do gerente, Saul Sáragga, quem quer o melhor tem de trabalhar com os melhores, mas mais do que isso, tem de ter acesso à primeira escolha.

No Porto Santa Maria, um lugar com história, são as pessoas que a protagonizam, muitas delas figuras públicas nacionais e estrangeiras, visto que Marcelo Rebelo de Sousa, Cristiano Ronaldo, e muitos outros, já desfrutaram dos sabores deste restaurante. Bill Clinton, na sua visita ao país em 2000, fez do peixe ao sal o seu prato principal, sob recomendação da sua mulher, Hillary Clinton. Por coincidência, “ou não”, António Guterres também se encontrava a jantar, e a embaixadora Elizabeth Bagley terá segredado ao presidente americano, “one day you’ll still hear about this guy”.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.