Roger Dubuis | Watches & Wonders 2023

Hiper Relojoaria

371

Na vanguarda da alta relojoaria pautada pela ousadia e complexidade, a Roger Dubuis surpreende com novidades que assentam no conceito da híper relojoaria da marca e se baseiam em quatro pilares fundamentais: design, qualidade, inovação e performance.

Monovortex Cronógrafo Rattrapante

Em 2023, a Roger Dubuis apresenta um relógio concept que engloba todas as inovações e complicações que serão aplicadas em próximos modelos. O novo concept destaca-se por ser alimentado pelo Monovortex Conical, um turbilhão emblemático patenteado e que compensa os efeitos da gravidade em todos os eixos, graças à sua trajectória cónica de 360°, garantindo extrema precisão, qualquer que seja a posição do pulso do utilizador.

Neste modelo, o sistema do rotor também evoluiu, captando agora o poder da gravidade ao girar perpendicularmente ao seu eixo, graças à tecnologia Oscillating Cylindrical Turborotor. A combinação destas tecnologias transforma as forças da natureza em desempenho avançado, demonstrando mais uma vez a capacidade da Roger Dubuis de dominar e jogar com a gravidade.

O calibre RD114 possui ainda um cronógrafo rattrapante controlado por um sistema duplo de colunas. O contador dos minutos adopta uma forma inesperada, um ponteiro tripartido patenteado denominado Contador de Minutos Rotativo de 120° (120° RMC), cujos braços carregam os dígitos das dezenas (0, 1 ou 2) enquanto apontam para o dígito das unidades. Esta é uma forma inovadora, fácil e divertida de cronometrar os momentos da vida.

Em termos de design, o Monovortex Cronógrafo Rattrapante destaca o número 88 na escala do taquímetro, uma homenagem ao número da sorte do Sr. Roger Dubuis. A reserva de marcha é destacada de forma inovadora, graças a um engenhoso efeito óptico. A caixa de 47 mm é feita da exclusiva Fibra Composta Mineral hipertecnológica (MCF) desenvolvida pela Roger Dubuis. Este material é composto por 99,95% de sílica e é fabricado através de um processo de moldagem em folha (SMC), o que o torna particularmente resistente e 13% mais leve que o carbono SMC. Associado ao ouro rosa, o resultado é notável e não deixará ninguém indiferente.

 

Excalibur Spider Countach

Fortalecendo a ligação entre o mundo automobilístico e relojoeiro, e construído do zero directamente sobre os principais atributos do carro homónimo, este híper relógio único é inspirado em todos os elementos do lendário legado Lamborghini Countach, ao mesmo tempo que é alimentado pela inovação, engenharia mecânica sofisticada e estética icónica da Roger Dubuis.

Resultado da parceria entre a Roger Dubuis e a Lamborghini Squadra Corse, o novo modelo, limitado a apenas 8 peças, destaca-se por utilizar o calibre RD112, em homenagem ao número limitado de supercarros lançados. Trata-se de um movimento construído para funcionar com a mesma eficiência do motor do supercarro, com dois turbilhões inclinados num ângulo exacto de 90° entre si, para compensar os efeitos da gravidade não só horizontalmente, mas também verticalmente. Os turbilhões contam ainda com um trem de engrenagens diferencial que age como uma balança para absorver quaisquer diferenças de movimento nos dois osciladores, da mesma forma que o diferencial do carro se adapta ao comportamento das rodas na estrada. Além disso, a criação das gaiolas do turbilhão com um material leve como o titânio significa que é necessária menos energia para girar, garantindo 72 horas de reserva de marcha.

Em termos de design, o Excalibur Spider Countach é a prova do que acontece quando engenheiros visionários se encontram com relojoeiros incríveis. Passando da pista para o pulso, a estética do modelo pega em todos os elementos de design de assinatura do Countach, como a linha essencial que vai da frente para trás ou os ângulos afilados e futuristas. Talvez a mais forte de tais características seja a geometria distinta do teto Periscópio e as entradas de ar NACA, ambas encontradas dimensionadas dentro deste relógio.

Instantaneamente reconhecível pelas suas linhas limpas e nítidas, a forma hexagonal também surge em todo o design do relógio de outras maneiras. Moldando os grupos de luz traseira de três unidades no Countach, a mesma estrutura hexagonal é replicada e colocada ao lado dos “motores” do duplo turbilhão voador inclinado. Em homenagem à forte parceria entre as duas marcas vanguardistas, o padrão interior vermelho e preto do Countach também é encontrado no interior das gravações do relógio, em partes do vidro e também no interior da pulseira de borracha

A fibra de carbono em várias seções do carro, incluindo o chassi monocasco, as entradas de ar e o painel oscilante, oferece a solução ideal de baixo peso na pista com a sua resistência à torção. Ao mesmo tempo, o carbono tecido encontrado nos espelhos retrovisores do carro impulsiona a sua estética única. Este inimitável padrão monocromático xadrez aparece na parte inferior da caixa de 47 mm, enquanto a parte interior da pulseira apresenta inserções de malha de nylon aninhadas entre camadas de borracha para trazer resistência à estrutura.

A Roger Dubuis utiliza o seu próprio material exclusivo de Fibra Mineral Composta (MCF) de alta tecnologia para captar a tonalidade exacta do novo Countach para a caixa e decoração do calibre. Com acabamento no mesmo branco perolado Bianco Siderale, a cor que Ferruccio Lamborghini especificou para o seu próprio Countach, o MCF representa uma conquista técnica em si, sendo 2,5 vezes mais leve do que a cerâmica e 13% mais leve do que o carbono SMC.

 

Excalibur Blacklight Spin-Stone Monobalancier

A Roger Dubuis apresenta ainda um novo modelo Blacklight Edition, o Excalibur Blacklight Spin-Stone Monobalancier. Embora a novidade permaneça fiel à sua linha, com o mostrador esqueletizado de assinatura da marca, este modelo destaca-se por implementar um novo processo sintético.

A caixa do Excalibur Blacklight Spin-Stone Monobalancier possui um diâmetro de 42 mm e é produzida em ouro EON. Pedras preciosas que brilham num espectro vívido de cores decoram a luneta e a flange. A cor vermelha e azul das pedras preciosas é criada por um revestimento SuperLumiNova que brilha durante o dia e a noite, assim como sob luz ultravioleta. Para obter uniformidade e luminescência das pedras, os chamados spin-stones foram cultivados sinteticamente através de um método especial.

As espinelas 3D que surgem no mostrador formam a moldura do calibre. Micro-raios de cores diferentes moldam a forma da estrela da Roger Dubuis. No centro está um diamante fluorescente para maior impacto, enquanto os ponteiros do Excalibur Blacklight Spin-Stone Monobalancier em ouro rosa possuem uma superfície escovada.

O novo relógio é movido pelo calibre RD720SQ, composto por 178 componentes e com 72 horas de reserva de marcha de 72 horas. O micromotor deste Excalibur minimiza a vibração do movimento, enquanto a inércia do balanço foi dobrada para menor sensibilidade aos choques e a forma do escape optimizada para maior eficiência na transmissão de energia.

O Excalibur Blacklight Spin-Stone Monobalancier está disponível numa edição limitada a 28 exemplares com uma correia em pele de bezerro que pode ser substituída a qualquer momento usando o sistema de troca rápida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.