O calendário perpétuo é a complicação que equipa e dá nome ao novo Rotonde de Cartier. Disponível em duas versões – com caixa redonda em ouro rosa ou ouro branco -, este modelo é o mais pequeno calendário perpétuo da Maison, com um diâmetro de 40,5mm, e também o mais fino, com apenas 13mm de espessura.

Apesar das dimensões compactas e da complexidade do mecanismo, o Rotonde de Cartier Calendário Perpétuo apresenta uma legibilidade optimizada, graças ao mostrador prateado com decoração guilloché que destaca cada indicação do calendário perpétuo. Assim, a data é indicada através de um grande ponteiro central que aponta para os numerais árabes localizados no anel exterior. Por outro lado, a indicação dos dias da semana é feita através de um ponteiro retrógrado, às 6h, enquanto o contador das 12h indica o mês e os anos bissextos.

A mover este novo modelo da Maison está o calibre 9422 MC, o primeiro movimento com calendário perpétuo automático concebido pela Cartier e que indica a data, o dia, o mês e a posição em relação aos anos bissextos sem necessidade de correcção até 2100. Por outro lado, o mecanismo é um calendário perpétuo saltante semi-instantâneo, o que significa que, algum tempo antes da meia-noite, o ponteiro respectivo começa a deslocar-se ligeiramente até ao dia, mês ou ano seguinte. À meia-noite, o ponteiro respectivo termina o seu movimento saltando para a unidade correcta.

cartier_rotonde2_732pxw

O novo Rotonde de Cartier Calendário Perpétuo está disponível com um bracelete castanho, para a versão em ouro rosa, ou preto (modelo com caixa em ouro branco), em pele de crocodilo com fecho de báscula duplo regulável em ouro.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.