A Wine Enthusiast anunciou recentemente o ranking dos 100 vinhos mais “especiais” de 2011, ou seja, néctares que, apesar de não serem de consumo corrente, deveriam ser bebidos com mais frequência.

Nesta lista, elaborada pela prestigiada  revista norte-americana, constam seis vinhos portugueses, entre eles o Vinho do Tejo Trincadeira das Pratas Branco 2008, eleito o 6.º melhor do mundo e, consequentemente, o melhor português.

Este néctar, produzido pela Fiúza & Bright, trata-se de um vinho branco cuja particularidade reside na junção entre uma casta internacional e a casta nacional Trincadeira das Pratas, específica da região Tejo.

No top ten do ranking da Wine Enthusiast figura ainda um outro vinho nacional: Casa de Santar Touriga Nacional 2007, da região do Dão, que ocupa a 9ª posição.

A lista de néctares portugueses que integram a escolha da revista norte-americana completa-se com os rótulos Luís Duarte 2009 Rubrica Branco (Alentejo); DFJ Vinhos 2007 Escada (Douro); Casa Cadaval 2007 Padre Pedro Reserva (Tejo) e Campolargo 2008 Rol de Coisas Antigas (Bairrada), em 22.º, 29.º, 37.º e 78.º, respectivamente.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.