
Vice-presidente da Damiani e responsável pelas relações externas e imagem da marca, Silvia Damiani acredita que o sucesso da empresa que gere, em conjunto com os irmãos Guido e Giorgio, se deve a uma combinação entre criatividade, pesquisa e inovação, aliada ao profundo conhecimento da tradição joalheira, proporcionado pela gestão familiar.
Como nasceu o seu interesse pelo negócio de família?
Quando era criança, a nossa casa era por cima dos escritórios dos meus pais e, depois da escola, passava muito tempo a brincar nos escritórios com jóias, ouro, diamantes. Cresci com os meus pais a criarem jóias, a falarem sobre pedras preciosas, mostrando-nos amostras e designs. Foi muito natural apaixonar-me pela profissão dos meus pais.
Quais são as tradições e valores da família Damiani desde a fundação da empresa?
Tradição, inovação e paixão. A Damiani é uma das poucas empresas internacionais ainda controladas pela família fundadora. Acreditamos que o controlo familiar garante qualidade e faz com que a tradição possa continuar. Todas as jóias Damiani ainda são manufacturadas em Valenza (Itália); na mesma cidade onde o meu avô fundou a empresa em 1924.
Como é que a gestão familiar tem resultado para a Damiani?
A Damiani mantém o ADN do negócio familiar. Somos a terceira geração. É uma empresa cujos produtos são integralmente manufacturados em Itália e tem mantido a sua independência e filosofia.
Do legado Damiani, o que é que lhe dá mais satisfação?
O compromisso social foi sempre um elemento fundamental da realidade Damiani: respeito pelo trabalho e pelas pessoas. Gestos simples e concretos, em linha com o espirito e valores partilhados pela nossa família e pela nossa empresa.
Como descreveria a colecção Damiani?
Todas as jóias Damiani são um tesouro, para ser passado de geração em geração: um elo inquebrável entre o passado e o futuro.
Quais os desafios que a Damiani hoje enfrenta como marca joalheira?
É importante continuar a ser criativa e inovadora e ser a cada ano mais reconhecida internacionalmente.
Qual a estratégia de marketing e design da Damiani para vencer o mercado competitivo?
Prestamos muita atenção ao design. Na realidade detemos o recorde de 18 Diamonds International Awards e muitos outros prémios nacionais e internacionais de design.
Qual o segredo do sucesso?
O sucesso da marca é o resultado de uma aliança perfeita entre criatividade, pesquisa e inovação, combinada com um conhecimento profundo da tradição da ourivesaria a um nível internacional.
Existe uma percepção italiana estereotipada de alta joalharia?
Arte joalheira é muito italiana e de Valenza (onde está a nossa fábrica), é onde as marcas joalheiras internacionais de topo produzem as suas jóias. Cada jóia Damiani nasce da perícia artesanal e paixão sem limites dos nossos mestres ourives.
A Damiani é fortemente influenciada pela beleza do estilo Art Deco…
O estilo Damiani pode ser influenciado por diferentes tendências, mas o meu avô fundou a empresa em 1924, por isso o período Art Deco está muito perpetrado na Damiani.
Quem é o público-alvo da Damiani?
Mulheres naturais e sofisticadas que querem enfatizar o seu estilo pessoal com jóias que reflectem as suas necessidades de design, qualidade e tradição, com um toque italiano especial.