Os italianos são mestres no design e construção de iates. Este Solaris 58 é uma mostra da competência dos estaleiros Serigi, construindo um veleiro que tem também boas prestações.
Dos famosos estaleiros Serigi, erguidos em 1974 na Lagoa de Veneza, no nordeste de Itália e junto ao mar Adriático, saem os iates Solaris, conhecidos pela excelência do design italiano e pela aposta dos seus engenheiros na solidez da estrutura.
A partir dos anos 90 do século passado, quando os estaleiros começaram a usar compósitos na construção dos seus iates, a resistência das embarcações aos seus piores inimigos – o vento e o mar – melhorou muito. Utilizando apenas fibra de vidro, a estrutura é construída em compósito e totalmente laminada, podendo ser reforçada com carbono.
As prestações destes iates, construídos em zona de grande tradição marítima desde o tempo dos romanos, têm chamado a atenção do mundo e foi aqui, por exemplo, que o célebre designer neozelandês Bruce Farr, especialista em iates para grandes regatas, concebeu o Mascalzone Latino que entrou na America’s Cup.
E é precisamente dos estaleiros italianos Serigi que sai este Solaris 58, um desenho de Soto Acebal que quis dar prioridade ao conforto e ao luxo. Com linhas bastante atractivas, e delineado segundo um conceito de iate cruzeiro-regata, este Sorais com 58 pés mostra também, segundo o fabricante, excelentes prestações.
Com uma tendência já instalada nos mais conhecidos estaleiros, a linha de proa mostra-se levemente invertida, o que soluciona em muito o corte das ondas, melhorando a acção do iate, ao mesmo tempo que faz aumentar o conforto ao deslizar nas águas. O casco, laminado em sanduíche e feito em fibra reforçada com carbono, confere grande resistência aos golpes de mar. O recurso a uma popa com uma plataforma hidráulica serve para facilitar o acesso à água, ao mesmo tempo que deixa a descoberto um considerável espeço onde se pode guardar uma lancha auxiliar sem necessidade de desmontarmos o motor.
No interior, somos desde logo surpreendidos com a boa luminosidade, fruto das inúmeras escotilhas. Depois de passado o espaço da mesa de cartas, temos a bombordo uma enorme mesa e sofá em L, enquanto a estibordo encontramos outro enorme sofá que serve também de cama. Uma boa cozinha, a estibordo, completa o primeiro cenário que nos recebe à entrada. Três camarotes duplos com boas dimensões esperam os passageiros, com destaque para o camarote do armador, a estibordo, que possui um sofá.
Enfim, uma trilogia de conforto, luxo e prestações que fazem do Solaris 58 um veleiro superior onde o design italiano é uma constante em elegância.
Ficha Técnica
Solaris 58
- Comprimento: 17,45 m
- Calado standard: 3,20 m
- Calado opcional: 2,85 m
- Deslocamento: 19.500 kg
- Superfície vela maior mais genoa: 189 m2
- Motor: Volvo Penta D3 110 cv
- Velocidade cruzeiro: 8,4 nós
- Capacidade de combustível: 500 l
- Capacidade de água potável: 700 l
- Lugares com cama: 10
- Camarotes duplos: 3
- Camarote de proa: 2,44 m (comprimento); 2,97 m (largura); 1,97 m (altura)
- Camarote de popa (2 camas) – bombordo: 2,56 m (comprimento); 1,73 m (largura); 1,92 m (altura)
- Camarote de popa – estibordo: 3,50 m (comprimento); 1,72 m (largura); 1,92 m (altura)
- Casas de banho: 3