Speedmaster 145.022

Omega

215

O Omega Speedmaster é um dos relógios mais icónicos de todos os tempos devido à sua ligação à Lua, cujas referências vintage são muito procuradas por coleccionadores. É o caso deste Speedmaster 145.022 com mostrador “Tropical”.

Introduzido em 1968, o Omega Speedmaster 145.022 distinguia-se dos seus antecessores não só pelo logotipo impresso em vez de aplicado e por exibir um novo ponteiro dos segundos, mas, sobretudo, por ser movido pelo novo calibre 861. Este movimento foi a base para o calibre que encontramos nos actuais Omega Speedmaster Professional ‘Moonwatch’, o calibre 1861.

Uma vez que a chegada do Homem à Lua ocorreu um ano depois, existem apenas alguns modelos 145.022 pre-moon, ou seja, sem a famosa frase “The First Watch Worn On The Moon” gravada no fundo da caixa. É o caso deste Speedmaster que exibe ainda uma outra característica rara: o denominado mostrador “Tropical”. Originalmente preta, a face deste modelo assumiu um tom chocolate com o passar do tempo. Apenas uma pequena produção de Speedmasters foi equipada com este mostrador, dado que a Omega, entretanto, mudou de fornecedor de mostradores.

CARACTERÍSTICAS

Mostrador “Tropical”

Ref. 145.022
Movimento: Manual, calibre Omega 861, 21.600 alt/h,  48 horas de reserva de marcha.
Caixa: Aço, 42 mm, luneta com escala taquimétrica, fundo pre-moon em aço, estanque até 100 metros
Mostrador: “Tropical” chocolate, logo Omega impresso, indicação de horas, minutos, pequenos segundos e cronógrafo
Bracelete: Aço, com fecho de báscula
Estojo e papéis: Não
Garantia: 1 ano
Preço: 13.000€

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.