O SUD Lisboa Terrazza começa o ano com uma nova carta, onde se destacam os sabores mediterrânicos e a qualidade e frescura dos produtos. A Turbilhão foi experimentar.

No SUD Lisboa Terrazza, o início de 2020 é sinónimo de nova carta de Inverno. Para esta estação, o Chef Executivo Patrick Lefeuvre sugere um menu composto por pratos reconfortantes, onde a palavra de ordem é “a qualidade dos produtos”. Inspirada nos sabores do Mediterrâneo, a carta de Inverno do SUD Lisboa Terrazza reúne pratos que conjugam produtos frescos nacionais e internacionais, criteriosamente seleccionados pelo Chef.

De acordo com Patrick Lefeuvre, “o primeiro e principal critério para a selecção dos produtos prende-se com a alta qualidade dos mesmos. Este é o factor primordial”. É por este motivo que o peixe é proveniente da nossa costa ou que a Burrata de Andria e a Trufa Negra chegam de Itália. “Vamos à origem, aos locais que sabemos serem os melhores produtores deste ou daquele produto”, completa o Chef Executivo do SUD Lisboa Terrazza.

Patrick Lefeuvre, Chef Executivo do SUD Lisboa Terrazza

Depois de seleccionados os ingredientes, é tempo da criação de cada prato. Para tal contribuem, não só os produtos disponíveis em cada Estação, mas também o espaço envolvente. “Há que adaptar a carta ao local a que se destina, ao conceito do mesmo…”, refere Patrick Lefeuvre. O Chef Executivo do SUD Lisboa Terrazza acumula esta função com a de Chef Executivo do Epic SANA Lisboa e, como tal, explica: “embora a base de trabalho seja a mesma (a alta qualidade e frescura dos produtos), os pratos que compõem a carta de cada um destes espaços são totalmente diferentes porque os conceitos nada têm a ver”.

A nova carta

A Turbilhão foi ao SUD Lisboa Terrazza experimentar alguns dos pratos – seleccionados pelo Chef – que compõem a nova carta de Inverno e conta-lhe tudo. A refeição começou com um Carpaccio De Novilho Charolês, chips de topinambur, creme de caccio & pepe e condimento de pinhões e trufa preta; Atum “Alla Scapece”, salada de funcho crocante, esferificação de azeitona e courgette em escabeche; e a divinal Burrata de Andria.

Como prato de peixe, o Chef Patrick Lefeuvre seleccionou o Filete De Peixe Galo corado em manteiga e citrinos, creme de couve-flor e fregola sarda com lingueirão. Já o prato de carne traduziu-se num suculento Rossini De Charolês com foie gras, creme de aipo trufado e raviolis de cogumelos selvagens. A harmonização da refeição foi feita com o branco DIVAI Reserva de 2017, um vinho alentejano de produção própria, proveniente das castas Arinto, Viognier, Verdelho e Semillon.

Para terminar em apóteose, o Chef apresentou como sobremesas o Sud Cioccolato, composto por mousse de chocolate negro com crocante de praliné, gel de framboesa, crumble de cacau, tulie de sésamo e sorbet de framboesa; e o Creme Brulée de baunilha de Madagáscar servido com frutos do bosque e folhado caramelizado.

A Turbilhão provou apenas alguns dos pratos e pode asseverar que a qualidade e frescura dos ingredientes é, de facto, omnipresente e que a confecção e combinação dos produtos desperta as papilas gustativas, tornando o sabor de cada prato memorável.

Mas, na nova carta do SUD Lisboa Terrazza há muitos outros pratos que merecem destaque. É o caso do Pargo legitimo assado em crosta de sal aromatizado, servido com legumes da época salteados, batata assada ao alecrim e salada verde; do Ossobuco de Vitela confitado a baixa temperatura durante 24 horas, trufa e gnocchi de espinafres e limão; do Risotto de Carabineiro com açafrão; ou da Perna de cabrito confitada a baixa temperatura com creme de aipo, salsifi glaciado e broccolini; sem esquecer o Nougatine com crocante de amendoim, mousse de chocolate, couli de framboesa e gelado de iogurte, para adoçar o paladar.

E porque ‘os olhos também comem’, o Chef Executivo Patrick Lefeuvre aposta num empratamento singular que diz ser fruto “de memórias; de viagens e experiências ao longo da trajectória profissional”.

Uma jornada que vale a pena acompanhar no SUD Lisboa Terrazza a partir das 12h00 até às 23h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here