O nobre exército dos super-desportivos conta com a ajuda de novos cavaleiros, que prometem defender a causa dos condutores mais apaixonados. Impróprios para cardíacos, estes automóveis irão transportá-lo pelas mais fantásticas aventuras.

Destemidos e irreverentes – são estas as qualidades que primeiro se notam nos cavaleiros que se preparam para invadir os mercados europeus. Plenos de raça, trazem consigo o carácter da juventude e a força da reinvenção. Mas, para além de prometerem corridas alucinantes, também estabelecem padrões superiores de qualidade, segurança, conforto e potência, elevando a fasquia do exigível ao segmento.

Lamborghini

Huracán

Bem representativo da raça dos novos guerreiros é o novo porta-estandarte da Lamborghini, o Huracán. O aguardado sucessor do Gallardo tem um chassis em fibra de carbono e alumínio, o que, em combinação com o motor V10 5.2 de 610 cv (já utilizado no Gallardo), se traduz num impressionante rácio peso/potência de 2,33 Kg/cv. O bloco produz um binário máximo de 560 Nm e aparece associado a uma transmissão de sete velocidades de dupla embraiagem e tracção integral, controlada electronicamente.

Disponibilizando três modos de condução (Strada, Sport e Corsa), o novo “touro” atinge uma velocidade máxima de 325 Km/h, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e dos 0 aos 200 Km/h em 9,9 segundos. Novidade absoluta é o facto de o Huracán estar equipado com a tecnologia start/stop, o que reduz o consumo de combustível e o torna mais amigo do ambiente do que os seus irmãos. É também mais polido a nível estético, e, embora mantenha o traço do construtor, distancia-se dos seus antecessores pelas linhas mais suaves.


Mercedes-Benz

S63 AMG Coupé

Já a Mercedes tornou o Classe S mais exuberante com a versão S63 AMG Coupé, o irmão “vitaminado” do novo Classe S Coupé. O modelo recebeu o motor do E63 AMG, um V8 biturbo de 5,5 litros com 585 cv de potência e um binário de 900 Nm, que aparece acoplado à caixa de sete velocidades AMG Speedshift MCT 7. Não é, assim, de admirar que, apesar dos seus 2070 Kg, consiga cumprir o exercício de aceleração dos 0 aos 100 Km/h em apenas 3,9 segundos, quando equipado com o sistema de tracção integral 4Matic. A velocidade máxima está limitada electronicamente aos 250 Km/h.

Em termos visuais, o S63 AMG Coupé reflecte a agressividade mecânica. A carroçaria recebeu detalhes como entradas de ar de dimensões superiores, saias laterais e difusor traseiro preto. Equipado com jantes de 19 polegadas, ostenta ainda duas imponentes duplas saídas de escape. Para marcar o seu lançamento, que deverá ocorrer no Outono, a Mercedes irá disponibilizar uma edição especial, o “Edition 1”. De resto, esta será a versão indicada para quem aprecia o requinte e a exclusividade, já que será abrilhantada com a inclusão de cristais Swarovski nos faróis LED, bancos desportivos AMG, soleira da porta com lettering AMG iluminado, função Night View Assist Plus e aplicações em madeira brilhante.


Nissan

GT-R

Para fazer frente aos fortes adversários, a Nissan reformulou o desportivo GT-R, conferindo-lhe mais requinte, exclusividade e conforto. O habitáculo ganhou qualidade e sofisticação, podendo receber uma panóplia de combinações em termos de materiais e cores para melhor corresponder ao gosto do cliente. No exterior, a frente e a traseira foram redesenhadas e os conjuntos ópticos receberam um novo sistema de iluminação LED.

Dotado de uma suspensão afinada e uma maior estabilidade, o GT-R mantém o mesmo bloco V6 biturbo de 3,8 litros. Com uma potência de 550 cv e um binário de 629 Nm, este bólide realiza a viagem dos 0 aos 100 Km/h em apenas 2,7 segundos e atinge os 315 Km/h. Se achar que não é suficiente, poderá sempre optar pela versão Nismo. Nesta variante, inspirada no modelo de competição, o bloco debita 600 cv de potência e um binário máximo de 652 Nm. O Nismo, que se distingue visualmente do seu congénere pelos spoilers aerodinâmicos, oferece uma maior rigidez ao GT-R. Mais leve, é também mais rápido e mais forte.


Ford

Mustang

O mercado europeu passará também a ter ao seu alcance o Mustang. Para tornar ainda mais memorável a entrada do “muscle car” americano no Velho Continente, a Ford decidiu lançar a pré-reserva do bólide durante o jogo da final da Liga dos Campeões, que se realizou em Portugal, no Estádio da Luz. Na sua sexta geração, o Mustang apresenta um design mais moderno e evoluído. Não obstante, mantém os traços base e a agressividade que sempre caracterizaram o modelo. Do mesmo modo, o habitáculo é mais refinado, contrariando a anterior tendência minimalista. De qualquer forma, no essencial, o Mustang dá continuidade à tradição e garante as performances agressivas que o tornaram um ícone.

Na versão GT, o Mustang apresenta-se com um motor V8 5.0 de 426 cv e 529 Nm, que lhe permite ir dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos e alcançar os 279 km/h.


Lexus

RC-F

Performances bastante semelhantes tem o RC-F. Apresentado como o modelo de estrada mais potente de sempre da Lexus, alberga um bloco V8 de 5 litros com mais de 450 cv e um binário superior a 520 Nm. A marca ainda não divulgou a aceleração, mas sabe-se que a velocidade máxima estará limitada electronicamente aos 270 Km/h. A imagem do RC-F é mais discreta do que a do Mustang, mas transparece bem a sua atitude desportiva. Elementos como o tejadilho em fibra de carbono, as entradas de ar nos guarda-lamas e capot, o deflector traseiro com duas duplas saídas de escape e as saias laterais pronunciadas asseguram a agressividade do modelo, ao mesmo tempo que garantem uma estabilidade e aerodinâmica superiores.


Zenvo

ST1

Os apreciadores de uma estética verdadeiramente arrojada poderão encontrar no Zenvo ST1 o super-desportivo com que sempre sonharam. O bólide foi apresentado em 2010 sob a forma de protótipo e surge agora na sua versão de produção. A marca dinamarquesa irá construir apenas 20 exemplares, que serão vendidos a um preço de quase um milhão de euros. Para além da imagem arrojada, o Zenvo ST1 tem como principal argumento o motor V8 com dois turbos e um super-compressor, que produz uns inpressionantes 1104 cv e 1430 Nm. Atinge uma velocidade de 375 Km/h e promete uma condução dinâmica e muito divertida.


Arrinera

Hussarya

O mesmo é verdade em relação ao Arrinera Hussarya, o modelo que já é conhecido como o Lamborghini polaco, tanto graças às suas performances, como à sua imagem, marcada por uma linha de cintura alta e tejadilho muito baixo. Graças ao chassis construído em aço de alta resistência e à carroçaria em fibra de carbono e Kevlar, o Arrinera Hussarya caracteriza-se por uma elevada estabilidade e um baixo peso (1315 kg), elementos indispensáveis para assegurar uma condução emocionante e segura. Equipado com o propulsor V8 de 6,2 litros com 650 cv e 850 Nm da General Motors, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de cerca de 340 km/h.


Porsche

Cayman GTS

Bem mais conhecido, o clã GTS, cuja linhagem remonta a 1964, viu a família crescer com dois novos elementos: o Boxster e o Cayman. Os novos bólides da Porsche já chegaram ao mercado europeu e trazem como principal novidade a melhoria das performances em relação aos modelos que lhes servem de base. O bloco propulsor, montado em posição central, é uma derivação do motor 3.4 que equipa as versões S. Graças a algumas afinações, debita agora mais 15 cv e 10 Nm. Associado à caixa PDK (opcional), o motor leva o Boxster GTS dos 0 aos 100 Km/h em 4,7 segundos, enquanto o Cayman GTS realiza a prova em 4,6 segundos. Quanto à velocidade máxima, ambos superam a barreira dos 280 km/h: o Boxster atinge 281 Km/h e o Cayman 285 Km/h. O novo ímpeto dos GTS é compensado por uma suspensão optimizada e por novos componentes aerodinâmicos, que asseguram estabilidade e segurança.

A nível estético, os modelos receberam ligeiras alterações nas secções dianteira e traseira. Mas são os faróis bi-xénon escurecidos, com Porsche Dynamic Light System (PDLS), o logótipo da marca em preto brilhante e as jantes de dez raios que mais chamam a atenção. O interior foi também aprimorado e recebeu bancos em pele com apontamentos em alcântara.


Bugatti

Veyron

Bem mais conhecido, o clã GTS, cuja linhagem remonta a 1964, viu a família crescer com dois novos elementos: o Boxster e o Cayman. Os novos bólides da Porsche já chegaram ao mercado europeu e trazem como principal novidade a melhoria das performances em relação aos modelos que lhes servem de base.

O bloco propulsor, montado em posição central, é uma derivação do motor 3.4 que equipa as versões S. Graças a algumas afinações, debita agora mais 15 cv e 10 Nm. Associado à caixa PDK (opcional), o motor leva o Boxster GTS dos 0 aos 100 Km/h em 4,7 segundos, enquanto o Cayman GTS realiza a prova em 4,6 segundos. Quanto à velocidade máxima, ambos superam a barreira dos 280 km/h: o Boxster atinge 281 Km/h e o Cayman 285 Km/h. O novo ímpeto dos GTS é compensado por uma suspensão optimizada e por novos componentes aerodinâmicos, que asseguram estabilidade e segurança.

A nível estético, os modelos receberam ligeiras alterações nas secções dianteira e traseira. Mas são os faróis bi-xénon escurecidos, com Porsche Dynamic Light System (PDLS), o logótipo da marca em preto brilhante e as jantes de dez raios que mais chamam a atenção. O interior foi também aprimorado e recebeu bancos em pele com apontamentos em alcântara.

Mais forte do que nunca, o exército dos super-desportivos continua a acumular vitórias. O difícil será escolher o guerreiro que prefere ter ao seu lado no momento de se aventurar na estrada.

Apaixonada por automóveis e em demanda de emoções fortes, no momento de escolher uma vertente do jornalismo, Andreia Amaral não teve dúvidas de que escrever sobre carros seria o que a faria feliz. Ao longo da sua carreira, trabalhou para diversas publicações do sector. Ecléctica em interesses, hoje, divide o seu tempo entre dois amores: os motores e a Economia. Para além de colaborar com diversas revistas, é editora da Turbo Oficina e do Guia Empresarial (suplemento do JN).