
Considerada pelos críticos e coreógrafos um fenómeno único no mundo do ballet clássico e contemporâneo, Svetlana Zakharova, embaixadora da Audemars Piguet, dança e encanta nos mais ilustres palcos mundiais.
Dona de um talento extraordinário na arte da dança, Svetlana Zakharova é uma bailarina versátil capaz de dominar todos os estilos e tendências no ballet. Embaixadora da marca de relojoaria Audemars Piguet, esta artista de corpo inteiro colecciona prémios um pouco por todo o mundo, emprestando uma interpretação única e muito pessoal a todos os papéis principais que representa. De Cármen a Cinderela, passando por Giséle e pela protagonista do “Lago dos Cisnes”, Svetlana Zakharova personifica a bailarina ideal, ao mesmo tempo, romântica e contemporânea, deixando a sua marca nos mais conhecidos ballets do mundo.
Nascida em 1979, na pequena vila ucraniana de Lutsk, o percurso artístico da embaixadora da Audemars Piguet começou aos 10 anos, altura em que ingressou na Escola de Coreografia de Kiev. Em 1995, Svetlana participou na Competição para Jovens Bailarinos (Prémio Vaganova) em São Petersburgo. Sendo a candidata mais nova, conquistou o segundo lugar e foi convidada a continuar os seus estudos na Academia Vaganova, normalmente fechada a artistas não russos. As proporções ideais, trabalho de pés extraordinário e elevação ideal valeram a Svetlana Zakharova, não só a entrada na ilustre Academia, como a passagem directa para o último ano de estudos.
Com apenas 17 anos, a jovem artista juntou-se à Companhia de Ballet Mariinsky e, um ano depois, foi promovida a bailarina principal. Os sucessos sucediam-se, desde os grandes papéis clássicos como Gisèle, Odette-Odile no “Lago dos Cisnes”, Aurora em “A Bela Adormecida” e Nikiya em “La Bayadère”, aos trabalhos modernos como “Serenade” de Balanchine, “Symphony in C” e “Apollo”, assim como “Manon” de Mac-Millians e “Now and Then” de Neumeier. Em 2003, Svetlana foi convidada a juntar-se ao Ballet Bolshoi como bailarina principal dos grandes clássicos e a sua ascensão meteórica continuou.
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