O calendário é uma das complicações mais comuns e úteis em relojoaria, apresentando-se com diversas configurações e graus de complexidade.

Calendário Simples Parcial

Mostra a data e, algumas vezes, o mês. Tem que ser ajustado 5 vezes por ano, nos meses que têm menos de 31 dias.


chrono_capa_732x458

Calendário Simples Completo

Mostra a data, o dia da semana, o mês e as fases da Lua. Tem que ser ajustado 5 vezes por ano, nos meses que têm menos de 31 dias.


cart_an_capa_732x458

Calendário Anual

Mostra a data, o dia da semana, o mês e as fases da Lua. Tem que ser ajustado 5 vezes por ano, nos meses que têm menos de 31 dias.

Existe ainda uma variante deste tipo de calendário o, calendário de anos bissextos que tem em conta a duração dos meses com menos de 31 dias, incluindo Fevereiro, quando este tem apenas 28 dias. Tem que ser ajustado de quatro em quatro anos.


topgun_perpetual

Calendário Perpétuo

Mostra a data, dia, mês e, normalmente, fases da Lua. Tem em conta a duração de todos os meses do ano sem excepção e o ciclo de anos bissextos. Terá que ser corrigido no dia 1 de Março de 2100 porque o calendário gregoriano determina que esse ano não será bissexto.

Neste caso existe igualmente a variante, calendário perpétuo cecular, concebido para incorporar as especificidades do calendário Gregoriano. Funciona do mesmo modo que o calendário perpétuo “normal”, sendo que a diferença reside no facto de ter em conta os anos excepcionalmente não bissextos (2100 e 2200 serão os próximos).

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.