Para os verdadeiros amantes de automóveis, a derradeira emoção é sentirem a adrenalina de conduzir uma máquina infernal em ambiente de competição.

O cenário assume-se como um horizonte tangível, até porque a maioria das marcas organiza campeonatos a que, com alguma disponibilidade e muitos euros à mistura, os clientes podem aceder. No entanto, para garantir que no momento da verdade não se faz má figura, convém dominar o veículo e as técnicas de condução desportiva. E nada melhor do que aprender com os profissionais!…

Atualmente, a oferta de experiências de condução é vasta: seja apenas para participar num’track day’ou para aprimorar uma qualquer valência, há um evento à sua espera. A Porsche, por exemplo, proporciona um leque alargado de experiências. Através da Porsche Driving School, criada há 40 anos, oferece cursos de condução desportiva por níveis, mas também formações específicas para desenvolver certas técnicas, tais como condução no gelo. Nos seus centros de testes ou em autódromos de renome, como Nürburgring (na Alemanha), os cursos são realizados em 15 locais. Os participantes podem levar o seu próprio veículo, mas, se preferirem, a marca também tem à disposição uma frota de luxo, onde constam unidades Boxster, Cayman, 911, Panamera, Cayenne e Macan. Com instrutores particulares e possibilidade de gravar a experiência, a Porsche pode planear todo um evento com convidados e actividades paralelas. Marcação de alojamento, refeições e até de reuniões de trabalho são alguns dos serviços adicionais. A marca tem também um clube de viagens, que organiza ‘escapadelas’ de dois dias ou aventuras de sete dias em locais como a Namíbia ou a Roménia.

 

Também em grande estilo, a Maserati promete momentos inesquecíveis. A Master Italian Lifestyle Experience, por exemplo, combina as emoções de dois dias em pista com o requinte de um fim-de-semana em Itália. O evento decorre em Parma e está desenhado para duas pessoas. Na pista, o participante poderá aprender todas as técnicas de condução desportiva, auxiliado por um instrutor pessoal e pela mais avançada tecnologia telemétrica. Fora dela, existe um programa cultural e tempo para fazer compras nas melhores lojas. A experiência inclui alojamento cinco estrelas, refeições e até spa. Contudo, se o objetivo for apenas aprender a dominar as máquinas, existem outros cursos disponíveis. As sessões WarmUp proporcionam uma primeira experiência em pista para condutores iniciados, o Master GT 1 é um curso intensivo de um dia que permitirá compreender e explorar todos os sistemas e tecnologias da Maserati. Estas competências poderão ser aprofundadas no GT2, seguindo-se, depois, o Master High Performance, para quem já obteve o certificado Master dos cursos anteriores.

A Ferrari também dispõe de um programa completo e progressivo, que pretende dotar os participantes de um conhecimento extenso das técnicas de condução desportiva. Os programas incluem alojamento em hotéis de luxo, refeições e presentes exclusivos. Para os acompanhantes estão previstas visitas turísticas, lições de culinária e tardes em spas. Os participantes podem conduzir os seus próprios veículos ou a frota da marca: seis 458 Italia, quatro F12 Berlinetta e três 458 Speciale. Pilota Ferrari, Advanced, Evolution e Challenge são as etapas que o levarão a uma condução profissional, que poderá testar na competição Challange Driver School.

6627663550a93a7d51e2

No mesmo registo, a Lamborghini oferece, através da sua Accademia, a possibilidade de levar as máquinas da marca ao limite. Os instrutores ensinam as mais diversas técnicas e truques para explorar todo o potencial dos Lamborghini em pistas tão míticas como Imola, Hockenheim e Laguna Seca. A Lamborghini Experienza, por exemplo, é totalmente dedicada à condução em competição. Neste programa ensinam-se técnicas de aproximação a curvas, controlo de tracção e melhoria dos tempos de reação. Aprendidos os conceitos é altura de pô-los em prática numa prova em circuito e conquistar o melhor tempo. Para os mais aventureiros, que tal tentar dominar 700 cavalos sobre o gelo? Na Accademia de Inverno, poderá aprender a fazê-lo.

O gelo é ainda o palco do principal evento da Bentley. Denominado “Power on Ice”, decorre na Finlândia, junto à fronteira com a Rússia, e é, muitas vezes, uma fantástica oportunidade para conduzir em primeira-mão as novas máquinas da marca. A Bentley tem por hábito convidar pilotos profissionais, como é o caso do quatro vez campeão mundial de rali Juha Kankkunen, para ensinarem os participantes a fazer curvas exímias no gelo, drift, aceleração e a controlar o veículo nas mais adversas condições. No final, os participantes têm ainda a oportunidade de fazer uma volta ao lado de Juha, que ajuda a desenhar o traçado em que se realiza o curso. A experiência, que se prolonga por quatro dias, inclui alojamento, refeições e contempla actividades como passeios de trenó e banhos nas saunas finlandesas.

P90103393_highRes

Do mesmo modo, a BMW disponibiliza cursos nos Alpes e no Ártico. Aprender a dominar o automóvel em superfícies com gelo e neve é o primeiro passo, mas, depois, poderá também aprender as mais diversas técnicas desportivas, seja de velocidade ou para curvar em’drift’. Na verdade, a oferta da BMW contempla 33 cursos, que vão desde primeiros contactos com a pista ao aperfeiçoamento de competências de condução específicas. O domínio dos veículos poderá levá-lo para o “Inferno Verde” de Nürburgring, onde poderá explorar as suas capacidades ao longo de 20,8 km e 73 curvas. Nas mãos terá o volante de um M4 Coupé ou de um M6 Coupé. No topo da oferta está o Motorsport Special, que lhe permitirá sentir toda a adrenalina de conduzir um Formula BMW FB02.

Num ritmo menos alucinante, Jaguar e Aston Martin disponibilizam também diversos cursos de condução através das suas escolas. Os programas estão desenhados por etapas. Com alojamento e possibilidade de levar acompanhante, poderá ainda conhecer as instalações e fábricas das marcas e saborear passeios pelas redondezas das pistas. Tudo para que tenha uma experiência inesquecível.

 

Por sua conta

Se as deslocações são um incómodo para si, saiba que a maioria dos autódromos tem um calendário de ‘track day’. Estes eventos abrem as boxes para todos aqueles que desejam experimentar as emoções de uma pista. No entanto, nestes eventos só contará com os seus conhecimentos e habilidade, e, terá de levar o seu próprio carro. Deixamos-lhe aqui alguns dos mais emblemáticos e divertidos veículos.

Exige-V6-Cup-R-02_10_13_33

Lotus Exige V6 CUP R

O modelo é uma versão mais apimentada do Exige V6 CUP e foi pensado específicamente para a pista. Recebeu um conjunto aerodinâmico no exterior e um motor V6 sobrealimentado de 3,5 litros, que disponibiliza 363 cv e um binário máximo de 413Nm às 5000 rpm. Graças às dimensões contidas – tem uma altura de 1129 mm, um comprimento 4084 mm e uma largura 1802 mm – e ao peso optimizado (1040 kg), acelera dos 0 aos 100 em apenas 3,8 segundos e alcança os 274 Km/h.

Caterham 620 R

É o substituto do famoso R500 e garante emoções em pista e uma performance divertida. O seu design exterior foi orientado para uma aerodinâmica superior, enquanto o habitáculo é pautado por uma ergonomia e instrumentação características dos modelos de competição. Arrojado e veloz, recorre a um motor Ford Duratec 2.0 de 310cv, que, por via de um peso de 545 Kg, lhe permite fazer a prova dos 0 aos 100 em apenas 2,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 Km/h.

rec6-1

Ultima GTR

É o grande adversário dos McLaren nas provas de aceleração e, ao longo dos tempos, conseguiu elevar a fasquia dos recordes de velocidade: 2,6 segundos dos 0 aos 100, 5,3 segundos até aos 160 Km/h, mais 3,6 segundos para parar totalmente, e 9,9 segundos para alcançar os 402 metros!As performances são catapultadas pela combinação do motor V8 de 6,3 litros e 640 cv com um peso inferiror a 1000 kg, o que lhe confere um rácio de 1,5 Kg/cv. Tem quatro metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,07 de altura eestá apenas a 12 cm do solo!

1-atom-35r

Ariel ATOM 3.5

Numa fotografia poder-se-á confundir com um pequeno kart, mas, se ao vivo é de imediato perceptível que de pequeno tem pouco, quando se tem a oportunidade de conduzi-lo dissipam-se todas as dúvidas. Conhecido como um “selvagem”, tem um peso de 520 kg, 3410 mm de comprimento, 1828 mm de largura e 1195 mm de altura. Esconde um motor Honda i-vtec 2.0 de quatro cilindros, que debita 245 cv às 8600 rpm e 240 Nm às 7200 rpm. Intenso, atinge os 233 km/h e realiza a aceleração dos 0 aos 100 em 3,12 segundos.

Magnum MK5

Completamente avassalador, o Magnum MK5 associa a uma imagem agressiva e muito distinta a performances impressionantes. Equipado com um bloco de quatro cilindros com 250 cavalos, atinge o ‘redline’ às 11000 rpm! Apesar da baixa cilindrada (2000cc), e uma vez que tem apenas 545 kg, alcança um rácio peso/potência de 2,18 kg/cv.  Graças a ele, e também a uma eficaz caixa sequencial de seis velocidades, viaja até aos 100 Km/h em 3,2 segundos e ultrapassa a barreira dos 240 km/h. Ao volante, as forças laterais em curva atingem os 2G.

https://youtu.be/aDv40ROa4d0

McLaren 570S Coupé

É a mais recente coqueluche da McLaren e o primeiro de um novo segmento da marca: Sport Series. Mais pequeno em dimensão que os seus irmãos, não lhes fica atrás no que ao comportamento diz respeito. Recorre ao já famoso V8 de 3,8 litros, aqui afinado com novos componentes, e entrega 570 cv às 7400 rpm. De tracção traseira, estreia uma nova suspensão, complementada com barras anti-aproximação. Acelera dos 0 aos100 km/h em 3,2 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 9,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 328 km/h.

Andreia Amaral
Apaixonada por automóveis e em demanda de emoções fortes, no momento de escolher uma vertente do jornalismo, Andreia Amaral não teve dúvidas de que escrever sobre carros seria o que a faria feliz. Ao longo da sua carreira, trabalhou para diversas publicações do sector. Ecléctica em interesses, hoje, divide o seu tempo entre dois amores: os motores e a Economia. Para além de colaborar com diversas revistas, é editora da Turbo Oficina e do Guia Empresarial (suplemento do JN).