Se nunca se aventurou numas férias em alto mar, esta poderá ser uma oportunidade de entrar em grande estilo no mundo dos cruzeiros. Companhia de bandeira francesa, a Ponant realiza expedições aos quatro cantos do mundo, levando os seus passageiros a conhecer locais maravilhosos, com um certo savoir-faire gaulês que faz a diferença…
Se para si falar em cruzeiros é sinónimo de falar em grandes cidades flutuantes com capacidade para 5000 pessoas, várias piscinas e turnos de refeições, então precisa mesmo de ler este texto e refrescar as ideias. Sem qualquer desejo de entrar para o Guiness, a Ponant é uma companhia de cruzeiros à escala humana, em que o que mais importa é a paixão pelo mar, partilhada por tripulação e passageiros. Fundada em 1988 com o objectivo de encarnar e dar a conhecer ao mundo o espírito da tradição francesa, é uma pequena empresa detentora de apenas quatro “navios-boutique” e um grande veleiro de três mastros, o que lhe permite visitar locais e atracar em portos onde só embarcações de pequena dimensão podem chegar.
A Ponant refere-se à sua frota como “iates de luxo”. E, na verdade, os seus quatro navios são impressionantes, superestruturas robustas ao estilo dos grandes navios expedicionários, mas que atingem padrões de qualidade, personalidade e intimidade normalmente apenas aplicados a iates particulares. Ou seja, em vez de meros cruzeiros, talvez devêssemos falar aqui de “Yacht Cruising”.
Le Soléal, Le Boréal e L’Austral são navios intimistas, para apenas 264 passageiros; Le Lyrial, o quarto e mais recente navio da frota, tem capacidade para 244; enquanto Le Ponant, o charmoso veleiro, transporta apenas 64 passageiros, tendo-se especializado em portos escondidos de destinos muito populares como as Caraíbas e o Mediterrâneo (sendo muitas vezes alugado na totalidade por particulares). Todos, sem excepção, têm linhas (exteriores e interiores) sóbrias e elegantes, e encarnam uma atmosfera única, uma subtil aliança entre luxo, conforto e bem-estar que faz parte da assinatura da companhia. Com áreas que variam entre os 18 e os 54 metros quadrados, as cabines e suites são flexíveis e muito funcionais. Os seus interiores são modernos, elegantes e algo minimalistas, decorados em tons sóbrios – bege, cinza, chocolate ou azul e branco – pelo designer francês Jean-Philippe Nuel.
1 of 4
Além da decoração de extremo bom-gosto, a bandeira francesa reflecte-se num serviço discreto e personalizado, onde a atenção aos pequenos detalhes é uma constante (as suites do deck 6, por exemplo, têm direito a mordomo). A atmosfera é sofisticada, mas também acolhedora, a pensar em passageiros habituados a viajar pelo mundo, e para quem as emoções, a descoberta e a busca pela autenticidade são prioridade absoluta.
OH LALA
É impossível falar em tradição ou cultura francesa sem mencionar a importância da gastronomia a bordo. E, de facto, a cozinha está sempre em destaque nestes cruzeiros. Produtos frescos, ingredientes cuidadosamente seleccionados, bem como pratos requintados fazem parte da imagem de marca da Ponant.
Em todos os navios há dois restaurantes – um de ambiente mais descontraído, com buffet ao almoço e jantar; e outro gastronómico, à la carte, que serve pratos preparados por talentosos chefs que partilham a sua paixão pelo património culinário francês, intercalando as ementas com criações inspiradas nos portos de escala. Em qualquer caso, nunca falta uma tradicional selecção de queijos e uma extensa carta de vinhos apresentada por experientes sommeliers. Seguem-se uma padaria variada e uma pastelaria simplesmente deliciosa, fruto da imaginação e saber-fazer da Maison Lenôtre, uma das mais célebres casas pasteleiras do mundo. Apenas uma das várias parcerias da Ponant com casas francesas de renome com o intuito de reforçar o conceito da companhia e dar a conhecer em todo o mundo l’art de vivre à la française. A Maison Taillevent, por exemplo, vitrine da viticultura francesa, é quem fornece a selecção de vinhos vintage à mesa; os champanhes Veuve Clicquot acompanham todos os cocktails a bordo; os macarons da Maison Ladurée têm lugar de honra no chá da tarde; os amenities nas cabines são Hermès, enquanto os aromas perfumados que se sentem pelos vários decks têm a assinatura da Fragonard e os produtos do spa são Sothys Paris.
Os grandes exploradores
Há quem diga que a sensação, ao navegar a bordo de um Ponant, é a de viajar no mega-iate de um amigo francês muito, muito rico e ainda mais aventureiro. E talvez não seja coincidência o facto de a companhia ter sido recentemente adquirida pela Artemis S.A., a holding da família Pinault detentora do grupo Kering e de marcas como a Gucci, Saint Laurent, da casa de leilões Christie’s ou das míticas vinhas Château Latour…
De facto, não há nada de convencional nos cruzeiros Ponant, nem os interiores, nem os passageiros, nem os Zodiac que descansam no convés superior à espera de uma aventura e, na verdade, nem os itinerários. Com 20 anos de experiência polar, tanto no Ártico, como na Antártica, a Ponant oferece viagens que fogem aos percursos habituais dos cruzeiros, da Islândia a Spitsbergen, da Groenlândia à passagem mítica do Noroeste nas costas intocadas do Extremo Oriente russo, cruzando os trilhos dos grandes exploradores pelo Continente Branco, no polo oposto, onde as paisagens são sempre espectaculares, e se encontram os maiores icebergs do mundo, focas, pinguins, elefantes marinhos, orcas e baleias. Sempre na companhia de líderes de expedições muito experientes, e na presença de professores naturistas que ajudam os passageiros a descobrir mais sobre a cultura, flora e fauna locais.
1 of 7
Para quem prefere outros climas, existem alternativas um pouco por todo o mundo: Mediterrâneo, Caraíbas, Amazónia, Chile, Cabo Verde, Seychelles, Vietname ou Japão, incluindo cruzeiros expedicionários tropicais por destinos como Kimberley, na Austrália, uma das últimas regiões intocadas do planeta, ou a remota Papua Nova Guiné, ou ainda cruzeiros temáticos, que contam com a presença de convidados especiais (músicos, especialistas em arte, jogadores de golfe ou até membros da Groupama Team France que disputa a America’s Cup).
A busca pela excelência significa também que a Ponant está fortemente comprometida com a preservação do meio ambiente. Todos os seus navios possuem a certificação internacional de “clean ship” e são signatários da Charte Bleue d’Armateurs de France, trabalhando para salvaguardar a flora e a fauna através da adopção de comportamento responsável em qualquer destino onde se encontrem.
Entretanto, quatro novos iates serão em breve adicionados à frota Ponant, confirmando a posição da companhia como líder mundial em expedições de luxo. São quatro luxuosos navios quebra-gelo, certificados para navegar em regiões polares e equipados com tecnologias de vanguarda, para ter acesso aos locais mais inacessíveis, onde outros não chegam…
Os novos “Ponant Explorers” prestam homenagem aos grandes exploradores franceses que partiram à descoberta de novos continentes nos séculos XVII e XVIII. Mas não é tudo. Com apenas 92 cabines, todas elas com varanda privada, e capacidade para apenas 184 passageiros servidos por uma tripulação de 110 elementos, estes novos iates serão ainda mais exclusivos, incluindo até uma piscina infinita, uma marina modular (que servirá simultaneamente de sundeck, porto para o desembarque dos barcos pneumáticos e para desportos aquáticos, como caiaque e esqui aquático) e, mais ambicioso ainda, um salão panorâmico abaixo da linha de água! Os dois primeiros navios chegarão a tempo para a temporada de Verão de 2018 e os outros dois para o Verão de 2019. E porque no mundo dos cruzeiros, as reservas são feitas com muita antecedência, pode começar a espreitar en.ponant.com