Não existem momentos eternos, mas, diz-se, podemos viver a eternidade num momento. O tempo é inexorável nas suas regras, mas o amor e a felicidade adoram fazer batota. O ‘sim’, o percurso até ao altar, as palavras que unem duas vidas, a troca de alianças, o “pode beijar a noiva”… são rituais simbólicos e fugazes, mas eternos naquele preciso momento. E perduram, transformando-se na memória de um sonho tornado realidade, que atravessa e inspira gerações.

É uma tradição, o firmar de um compromisso, mas, acima de tudo, um dos dias mais felizes e marcantes das nossas vidas; uma celebração do amor partilhada por familiares e amigos que vêm somar felicidade.

As meninas (sem descriminações, mas geralmente são elas) sonham com este dia: com o seu “e foram felizes para sempre”, num vestido de princesa, ao lado do seu príncipe encantado. À medida que crescemos e amadurecemos, a nossa concepção sobre este dia especial – e sobre o  seu significado – muda, mas o sonho não se desvanece, e ainda desejamos o nosso ‘happy ending’.

Um casamento de sonho pode ser formal, sofisticado ou mais cool e intimista. Mas seja qual for o mood da cerimónia, para que o sonho se concretize são muitos os detalhes que implicam uma cuidadosa preparação.

Não há volta a dar: a noiva é a grande protagonista. É na sua direcção que todas as cabeças se voltam aos primeiros acordes da marcha nupcial. Por isso, o vestido – um dos elementos mais icónicos de um casamento – tem de ser escolhido com cuidado, sem pressas, em sintonia com o gosto e personalidade da noiva e com o tipo de cerimónia. Os cabelos e a maquilhagem vêm a seguir, pensados e ensaiados com a devida antecedência. Apesar de a noiva ser o centro das atenções, o noivo não fica esquecido. Mas sobre isso falaremos mais à frente neste artigo.

 

Damiani Bridal, Encanto italiano

Desde 1924, as jóias Damiani expressam elegância e intemporalidade, celebrando os momentos mais importantes das nossas vidas. Cada aliança é feita à mão – e, por isso, única –, com singularidades que a tornam inconfundível: por exemplo, o logótipo no interior ou no exterior do anel, como uma assinatura que afirma a eternidade do amor; o pequeno diamante incrustado, revelado ou subtilmente escondido numa cumplicidade partilhada a dois. Com foco no luxo e na criatividade, há uma colecção para cada gosto e sensibilidade, combinando o encanto da joalharia italiana com o mais elevado nível de detalhe e requinte.

 

Furrer Jacot, Precisão suíça

Criada pelo premiado designer de Furrer Jacot, Lucas Ruppli, a colecção Magiques capta, simultaneamente, o espírito do nosso tempo e as tradições associadas à aliança, sobressaindo um design individual e contemporâneo. Cada anel é uma peça muito especial, pensada ao mais ínfimo pormenor e produzida com a perfeição tradicional dos ateliers Schaffhausen, na Suíça. Os diamantes são criteriosamente seleccionados (de acordo com os mais elevados padrões éticos) e incrustados à mão com delicada precisão. A compressão dos metais preciosos assegura a durabilidade da aliança e um toque sublime na pele.


A escolha da igreja, do local do copo-d’água, do catering, das alianças, do bolo, da música que será a banda sonora de momentos inesquecíveis, do fotógrafo cujas fotografias irão captar o tempo e guardá-lo para a posteridade… são apenas alguns pontos de uma checklist que aspira a um dia perfeito.

A magia das flores também se faz omnipresente: no bouquet da noiva – diz a tradição que quem o apanhar será a próxima a casar –, nas mãos das damas de honor, nos cabelos das meninas das alianças, na decoração da igreja e do local do copo-d’água, atiradas pelos convidados acompanhadas de votos de boa sorte, alegria e prosperidade.

Quando as festividades terminam, com muitas e boas histórias para contar e recordar, é tempo de partir em lua-de-mel, sem pensar em data de regresso, para vivermos intensamente os primeiros dias de felicidade do resto das nossas vidas.

 

O Príncipe do Século XXI

A data está marcada, a hora da cerimónia definida e o local escolhido. Começa a contagem decrescente para o grande dia.  Nesta altura, a noiva já iniciou a sua longa jornada em busca do vestido dos seus sonhos. E o noivo…? Por mais sereno que possa parecer, o dia do casamento é um momento tão especial para ele como para a noiva, e apenas o fato ideal o fará sentir um verdadeiro príncipe do século XXI.

 

Sim, ao fato perfeito

No Rosa & Teixeira, a elegância clássica encontra-se com a estética contemporânea em propostas de cerimónia pensadas para os mais variados conceitos de casamento. Com um exclusivo serviço de alfaiataria por medida e serviço prêt-à-porter, disponibiliza ajuda especializada na arte de bem vestir masculina, garantindo um fitting perfeito na hora do noivo subir ao altar.

Com propostas que vão desde os fatos mais clássicos aos mais trendy e arrojados, idealizados à medida do homem que se rende ao prazer da exclusividade, Rosa & Teixeira reúne no seu espaço uma extensa panóplia de propostas de suprema qualidade e acessórios de referência que tornarão este dia ainda mais especial.

Pensado para momentos que exigem uma esmerada formalidade, o fraque (ou o semi-fraque) é a expressão final de elegância intemporal. Se a cerimónia se realizar ao cair da noite, o noivo pode surpreender envergando um sofisticado – e não menos elegante – smoking. Entre a gola de rebuço ou gola clássica, com casaco de dois botões ou de trespasse, a calça fitada e a faixa de seda compõem com graciosidade este look, rematado por um papillon que pode assumir múltiplas tonalidades. No leque de opções surge, naturalmente, o clássico fato de três peças – calça, casaco e colete – destacando-se, entre uma infinidade de modelos, o casaco com lapela arredondada, que alude ao fascínio romântico, ou com lapelas finas e silhueta elegante, que adiciona um toque moderno à cerimónia. Com corte slim ou regular fit, em piqué de lã, veludo ou mesmo linho, e uma diversidade de padrões, esta é também uma escolha audaciosa para marcar o início de um novo capítulo a dois.

É, contudo, na selecção primorosa dos detalhes que reside a grande oportunidade para o noivo revelar a sua personalidade e estilo. A etiqueta de casamento exige uma escolha ponderada entre gravata, laço ou um lenço, mas o noivo pode ainda adicionar à indumentária uns criativos suspensórios, botões de punho ou até abotoaduras, caso escolha uma camisa com carcela tapada.

E, para que a elegância reine durante este dia, também os padrinhos e restantes convidados encontrão propostas exclusivas para partilhar com classe um dos momentos mais felizes da vida do casal, envergando um fato que evocará para sempre a memória de um dia extraordinário.

No Rosa & Teixeira (Lisboa e Porto), encontra uma vasta oferta de cerimónia e aconselhamento personalizado para o noivo e convidados masculinos.