A mais recente criação da MB&F dá pelo nome de HM7 Aquapod e estreia a marca num universo ainda por explorar.
A imaginação de Maximilian Busser, o fundador da MB&F (Max Busser & Friends) já nos tinha levado ao espaço (HM2, 3 e 6), elevado nos ares (HM4), conduzido pelas pistas (HM5, HMX e HM8) e feito regressar ao passado (linha LM – Legacy Machine) numa série de criações que, quer se queira quer não, romperam com décadas de conservadorismo no universo da alta relojoaria. Mas nunca, até agora, nos tinha levado para as profundezas dos oceanos transportando consigo todo o imaginário que uma tal viagem implica.
Com o HM7 Aquapod (a sétima criação da colecção Horological Machine) a MB&F, em colaboração com o designer Eric Giroud, confessa ter-se inspirado nas Medusozoas, um agrupamento taxonómico que inclui as medusas, mães d’água, águas-vivas ou, ainda, as habituais alforrecas. O design orgânico, contrabalançado pela complexidade mecânica revelada pela ampla superfície da caixa de safira, é de uma beleza singular, contrapondo-se a qualquer discussão referente ao aspecto prático que a utilização de um relógio com este tipo de formas e aparência implica.
Mais do que a forma inusitada deste relógio, é o movimento mecânico que parece manter-se omnipresente para quem observa esta criação. Ao adaptar-se à forma esférica da caixa, o movimento mecânico de corda automática do HM7 Aquapod redistribuiu os seus componentes numa orientação vertical, ao invés da habitual disposição horizontal seguida por 99,9% dos movimentos que se encontram hoje nos relógios, ditos, convencionais.
À massa oscilante do sistema de corda automática, semelhante aos tentáculos de uma qualquer criatura marinha, sobrepõe-se o tambor de corda seguido das engrenagens associadas à indicação das horas e minutos, terminado este trabalho criativo numa verdadeira apoteose traduzida pelo magnifico turbilhão voador central. A energia necessária ao funcionamento deste Aquapod empreende assim uma viagem de baixo para cima, de um nível para o outro, desde o rotor até ao turbilhão, passando pelas engrenagens dispostas em cascata.