A nova Boutique dos Relógios Plus esconde tesouros maravilhosos no seu interior. E revela muitos mais. Basta entrar para descobrir. Bem-vindo a uma loja diferente.

O acesso à nova Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade faz-se por um corredor. A loja não tem muita exposição à Avenida pelo que as montras já estão dentro do prédio, uma espécie de antecâmara. Aqui, a primeira reacção é de surpresa. Pendendo sobre as nossas cabeças, está o “Mobile do Tempo”, peça criada em exclusivo pela artista Joana de Vasconcelos. É impossível não olhar ou deixar de ficar impressionado por este imenso “lustre cinético” composto por enormes e coloridos braços em croché, tão característicos da sua obra, iluminados por dezenas deleds. Os braços pendem de dois grandes ponteiros prateados, ponteiros de relógio, um (maior) marcando a passagem dos minutos e o outro (mais pequeno) dos segundos. A sua marcha é a mais evidente.A peça, imponente, dá o mote para o que nos espera dentro da nova loja.

Somos recebidos por um amável sorriso de uma das funcionárias. Sucedem-se vitrinas de ambos os lados, numa linha fluida que começou ainda nas montras da antecâmara. Cortada apenas pela “casa” do relojoeiro. Tal como em todas as Boutiques dos Relógios Plus, também aqui temos um relojoeiro, dedicado e a tempo inteiro.


A Boutique corre sob o comprido. Imperam materiais nobres, toques de madeira escura e tons de dourado velho, como nas outras lojas do grupo, mas é sobretudo um espaço mais claro e iluminado, com uma decoração moderna que a distingue das outras.

Situada bem no coração da Avenida da Liberdade, no lado esquerdo de quem desce, a nova Boutique dos relógios Plus é uma espécie de concept store, onde obras de arte convivem lado a lado com algumas das melhores peças que a indústria suíça alguma vez produziu. Mas também com acessórios de moda, produtos de beleza, de tecnologia e, claro, joalharia. Produtos que, em comum, partilham um elevado grau de exclusividade e de raridade. Uma visita representa mais do que uma mera experiência de compras.

_DSC9064Após essa primeira fila dupla de montras, à direita, aguarda-nos um simpático bar com um inovador sistema de vinho a copo. A ideia, claro, é a de receber os clientes da forma mais hospitaleira. À esquerda, um lance de escadas transporta-nos para o primeiro andar, e para um outro mundo. Antes, ainda, outra surpresa: ao longo da parede uma obra destreet artde Add Fuel, um dos mais conceituados artistas de rua nacionais, conhecido pela forma como reinterpreta a azulejaria tradicional portuguesa. Aqui recorrendo a elementos da relojoaria de uma forma conceptual e divertida, sobre a qual poderá saber mais na entrevista com o seu criador nesta edição. A obra acompanha a subida da escadaria e contribui, definitivamente, para o ar mais estilizado da loja.

Um pouco mais à frente, mais um conceito diferente e em exclusivo mundial: pela primeira vez na sua longa história, a casa perfumista Creed oferece uma experiência olfactiva fora de uma boutique própria. Ou seja, o corner desta marca parisiense nesta nova Boutique oferece-nos a possibilidade de entrar no mundo das fragrâncias Creed cheirando as essências que dão depois origem aos perfumes. É um mundo complexo que vale pela experiência e pela descoberta dos aromas base que mais lhe agradam, podendo depois – com a preciosa ajuda de um técnico especializado -, filtrar quais os perfumes que melhor se adaptam ao seu gosto ou estilo.

Ao fundo, um Salão Breguet, um espaço à porta fechada no qual certos clientes poderão, em conforto e privacidade, ficar a conhecer as ofertas da marca de topo do maior grupo de relojoaria mundial. Aqui, também, esconde-se mais uma grande surpresa: ao toque de um botão, uma das estantes na parede do fundo abre-se, revelando uma “sala forte”, à prova de tudo e insonorizada. Se o Salon Breguet era já um espaço muito exclusivo, o que pensar desta sala que oferece um grau de privacidade e discrição ainda maior (e essencial para determinados clientes)?

Estas não são as únicas salas privadas da loja. Subindo finalmente as escadas, no primeiro andar, encontramos outro espaço reservado. Como numa galeria de arte, as paredes expõem pinturas ou fotografias, mostras temporárias que privilegiam os autores portugueses. E também aqui há um botão. Pressionando-o, desta vez são as próprias paredes que se recolhem, revelando em seu lugar peças emblemáticas da relojoaria. Peças históricas, das mais conceituadas marcas, capazes de atrair grandes coleccionadores e entusiastas da Alta Relojoaria.

A nova Boutique dos Relógios Plus está longe de ser uma simples loja de relógios. É um local único em Portugal, repleto de tantas camadas que numa primeira visita apenas começamos a aflorar tudo o que pode oferecer: relojoaria,concept store, galeria de arte, museu, e espaço tecnologicamente avançado que promete surpreender mesmo o mais viajado dos visitantes.

Saiba mais na edição impressa da Turbilhão

VIABruno Lobo
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.