Inovadores em estilo, design e mecânica, os relógios Urwerk chegam agora a Portugal pela mão da Boutique dos Relógios Plus.

Fundada em 1995 pelo designer e artista, Martin Frei, e pelos irmãos relojoeiros Felix e Thomas Baumgartner (este último saiu da empresa em 2004), a Urwerk surpreendeu o mercado relojoeiro ao apresentar peças do tempo fascinantes, inovadoras e pouco convencionais.

Com os primeiros modelos lançados em 1997, a Urwerk rapidamente se transformou numa marca premiada, reconhecida pelos designs vanguardistas dos seus relógios, bem como pelas novas indicações e complicações que propunha. Tudo isto sempre com um objectivo em mente: o da perfeição mecânica.

Desde então, a colecção Urwerk cresceu e inclui hoje diversas linhas de relojoaria. Aqui destacamos a colecção UR-105 TA, que revisita a já icónica indicação satélite: quatro satélites, cada um com três numerais, revelam-se sucessivamente e, na sua marcha, passam pela escala dos minutos para indicar o tempo. Esta linha personifica todos os anos de investigação da marca sobre os satélites das horas. Aqui, o engenho deste mecanismo encontra-se no carrousel invisível responsável pela operação das horas satélite.

 

Já a sigla “TA” significa “Turbina Automática”, uma vez que a corda automática é regulada por turbinas de ar duplas. O modo de corda é seleccionado através de uma pequena alavanca: na posição “FULL”, apenas pequenos movimentos são necessários para dar corda; na “RED.” a corda é moderada para minimizar a tensão excessiva na mola principal; e no modo “STOP” o sistema de corda é desactivado e o relógio pode receber corda manual se necessário.

O UR-105 TA, também conhecido pelo cavaleiro da Urwerk, uma vez que a luneta evoca o peitoral de uma armadura, protegendo o mecanismo das devastações do tempo, está disponível em titânio e aço All Black e em titânio e ouro vermelho.

 

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.