Uma edição única altamente técnica, o Vacheron Constantin Armillary Turbilhão Calendário Perpétuo ‘Planetaria’ celebra a função astronómica por excelência: o calendário perpétuo com fases da lua precisas.

READ THIS ARTICLE IN ENGLISH HERE

Com sofisticadas complicações que conduzem a uma assinatura estética única, o Vacheron Constantin Armillary Turbilhão Calendário Perpétuo ‘Planetaria’ está equipado com um novo movimento de manufactura Calibre 1991 extraordinariamente complexo. Com 745 componentes, o calibre manual 1991 é o resultado de um processo de desenvolvimento de quatro anos. O movimento alimenta dois globos giratórios que representam os hemisférios da Terra, regulados por um turbilhão armilar de eixo duplo. Corresponde a uma interpretação inovadora do calendário perpétuo, a complicação astronómica por excelência que “lê” as especificidades do calendário sem exigir ajustes até 2100. Outra característica em destaque reside nas indicações retrógradas dos dias, datas e meses do calendário perpétuo. Montada sobre esferas para garantir uma operação linear e uniforme, a exibição da data segue um arco circular à direita do mostrador das horas e minutos. De acordo com a vocação astronómica do relógio, o centro do mostrador das horas e minutos é dedicado às fases da Lua. Estas surgem de acordo com a sua respectiva evolução nos dois hemisférios, em perfeita simetria com os dois globos giratórios e com um grau de precisão que requer uma correcção de um dia a cada 122 anos.

As funções de calendário perpétuo continuam com o ano bissexto a surgir através de uma abertura às 5h, juntamente com indicações circulares do dia e mês às 12h e 6h, com base num sistema de exibição retrógrada saltante. No centro dos dois contadores, os dois globos que representam os hemisférios Norte e Sul realizam rotações completas em direcções opostas numa escala de 24 horas. As áreas sombreadas do vidro de safira abobadado utilizadas para a indicação dia / noite foram posicionadas de forma a que o turbilhão armilar se assemelhe a um sol lançando os seus raios pela superfície da Terra. Fazer o vidro de safira superfino —0,35 mm— com as cúpulas e estendendo-se sobre a exibição retrógrada da data exigiu muito engenho. Um botão integrado na coroa permite o ajuste simultâneo da função de Horas do Mundo nos dois globos.

A complexa mecânica do Calibre 1991 é perfeitamente sintetizada no seu turbilhão Armilar, um desafio técnico, além de uma visão espectacular. Este dispositivo regulador dotado de uma reserva de marcha de 60 horas está posicionado no lado esquerdo da peça, abaixo da ‘bolha’ de vidro de safira. Formando uma esfera em perpétuo movimento, o turbilhão foi baptizado de “Armilar” em referência ao relojoeiro francês Antide Janvier que, no final do século 18, inventou uma esfera planetária móvel conhecida como Armilar e considerada uma das suas obras-primas.

Outra característica técnica do mecanismo desta peça é a mola do balanço a ele acoplada. Inventada por Jacques-Frédéric Houriet em 1814, esta variante desprovida de curvas terminais oferece ao turbilhão um batimento perfeitamente concêntrico, garantindo assim um isocronismo aprimorado. Para transmitir a esta mola do balanço os impulsos correspondentes a uma frequência de 18.000 vibrações por hora —2,5 Hz—, a Vacheron Constantin desenvolveu um sistema de escape que consiste numa roda de escape em silício e uma alavanca com paletes de diamante, materiais que reduzem o atrito sem qualquer necessidade de lubrificação, aumentando assim a precisão do mecanismo.

Cada detalhe dos acabamentos estéticos do Armillary Turbilhão Calendário Perpétuo ‘Planetaria’ destaca a engenhosa orquestração astronómica do tempo. Dois globos em titânio tratado galvanicamente, pesando apenas 0,12 gramas, giram suavemente no mostrador granulado com numerais romanos aplicados em ouro polido. Esses acabamentos de Haute Horlogerie são emoldurados por uma caixa de 46 mm em ouro rosa, presa por uma correia em pele de crocodilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.