Duas obras-primas no pulso

Uma parceria Vacheron Constantin e Museu do Louvre

774

A Vacheron Constantin e o Louvre dão-lhe a oportunidade única de criar um relógio totalmente personalizado, cujo mostrador exibirá uma obra de arte do museu à sua escolha.

Para ser o exclusivo dono desta peça do tempo artística terá que participar na venda online “Bid For the Louvre”, que decorrerá entre os dias 1 e 15 de Dezembro, organizada pelo Museu do Louvre e a Christie’s, com o apoio da Drouot, e, claro, oferecer o valor mais alto pelo Vacheron Constantin Les Cabinotiers em leilão. Ao fazê-lo, terá a oportunidade não só de adquirir uma peça do tempo exclusiva e personalizada, mas também de desfrutar de uma experiência inesquecível que o levará aos meandros da arte e da mestria relojoeira artesanal, numa viagem entre Paris e Genebra.

Museu do Louvre, Paris
Exemplo de desenho de um dos designers da Vacheron Constantin, que reproduz no papel a obra seleccionada pelo comprador do relógio, que servirá de base ao Mestre esmaltador para criar o mostrador

Assim, ao arrematar este Vacheron Constantin Les Cabinotiers, terá a oportunidade de o personalizar, participando inteiramente na sua criação, com o apoio de especialistas e mestres artesãos da Vacheron Constantin e do Louvre. Além do mostrador, que reproduzirá uma obra de arte do Museu à sua escolha, poderá eleger o material da caixa – disponível em platina, ouro rosa ou ouro branco -, bem como gravar o fundo da caixa tipo “officer”, e seleccionar um bracelete entre uma múltipla variedade de materiais e cores.

 

Esta aventura exclusiva terá início em Paris. Na Cidade das Luzes irá usufruir de uma visita privada ao Museu do Louvre, acompanhado por um especialista que o irá ajudar na escolha da obra que será reproduzida no mostrador. Entre as pinturas e esculturas conservadas no Museu, a selecção promete ser exigente e difícil.

Seleccionada a obra, será tempo de voar até Genebra, à Manufactura da Vacheron Constantin, onde, consoante a obra escolhida e as suas preferências, o mestre esmaltador da Vacheron Constantin aplicará a técnica de esmalte em miniatura* ou de esmalte pintado a grisalha** ao mostrador do seu Les Cabinotiers. Aqui, será envolvido em todo o processo de criação do seu relógio e terá à disposição várias opções de personalização, além da oportunidade exclusiva de usufruir de uma visita privada e conhecer os talentos do atelier de desenho, os mestres relojoeiros e os artesãos esmaltadores e gravadores, que vão trabalhar no desenho da sua peça.

Exemplo da criação que pode ser realizada em esmalte pintado a grisalha, inspirada na escultura de Guillaume Coustou “Cavalo e seu domador”, denominada Cavalo de Marly

Uma caixa em platina, ouro rosa ou ouro branco, uma gravação na tampa da caixa tipo “officer”, ou uma correia à sua escolha (material, cor, costuras e marcação) são algumas das opções possíveis para personalizar esta excepcional peça, impulsionada pelo calibre automático da manufactura 2460 SC. De acordo com Christian Selmoni, Director de Estilo e Herança da Vacheron Constantin, “as caixas do tipo “officer” oferecem a possibilidade de gravar a tampa – dentro ou fora – com letras, uma mensagem ou monograma, por exemplo, adicionando sofisticação e exclusividade ao relógio”.

Por baixo da tampa, o fundo transparente revela uma massa oscilante em ouro de 22 quilates esqueletizada em forma de cruz de Malta, símbolo da Vacheron Constantin, bem como acabamentos à mão, biselado, perlado e polido, respeitando sempre em todo o processo a perícia relojoeira.

Calibre Vacheron Constantin 2460 SC

No final desta exclusiva experiência, o comprador receberá o seu relógio, acompanhado de dois certificados de autenticidade, um da Vacheron Constantin e o outro do Museu do Louvre, certificando a reprodução da obra. Segundo Christian Selmoni, “todo o processo, desde os esboços feitos pelo nosso designer até à entrega do relógio, exigirá até 12 meses de um trabalho muito preciso e delicado”.

O nascimento do Projecto

Christian Selmoni, Director de Estilo e Herança Vacheron Constantin

“Em 2019, a Vacheron Constantin estabeleceu uma parceria com o Museu do Louvre combinando os valores e identidades comuns. Esta colaboração é para nós um passo natural mas evidente no nosso compromisso artístico e cultural, incluindo áreas comuns como conservação, arquivo, restauro e transmissão”, explica Selmoni.

Assim, tendo por base esta parceria, “quando o Louvre entrou em contacto há alguns meses com o projecto de um leilão, imediatamente começamos a pensar em criar um relógio único baseado na reprodução de uma das obras-primas do Louvre”, diz Christian Selmoni, acrescentando que “esta é uma oportunidade excepcional para o comprador usar a sua obra de arte preferida no pulso, mas também para beneficiar de visitas privadas e exclusivas à nossa manufactura e ao Museu para a escolha da obra-prima, o encontro com o artesão esmaltador, designer e relojoeiro, e a entrega da peça única”.

Mostrador inspirado na obra de Veronese A juventude e a velhice (Saturno), concebido para a exposição Homo Faber em Veneza (Itália).

O leilão “Bid for the Louvre”, terá lugar de 1 a 15 de Dezembro de 2020, exclusivamente na página Web da Christie’s, e o valor total das receitas será doado a projectos solidários do Museu. O relógio Les Cabinotiers da Vacheron Constantin, é o único lote de relojoaria que integra o conjunto de peças únicas e exclusivas que compõem este leilão.

 

*A delicada destreza exigida pelo esmalte em miniatura, na sua versão conhecida como “técnica genebrina”, datada do século XVIII, está reservada aos artesãos mais experientes, capazes de dominar em simultâneo os pigmentos e o fogo.  Um dos principais desafios consiste em compor uma paleta de cores respeitando as tinturas originais da obra, uma vez que as diversas passagens pelo forno a uma temperatura superior a 800°C podem alterar a sua cor e brilho.
**O esmalte pintado a grisalha é uma arte que surgiu no século XVI e que consiste em sobrepor toques de um raro esmalte branco, designado branco de Limoges, numa camada de esmalte escuro que cobre a base do mostrador dourado. Cada camada de esmalte é levada ao forno, cumprindo rigorosamente um determinado tempo de cozedura definido ao milímetro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.