Em 2015, a Zenith celebra 150 anos. Para assinalar esta data, a manufactura apresenta o novo Academy Georges Favre-Jacot.

Uma edição limitada que se destaca pela transmissão fuso-corrente ligada ao tambor por força constante e, claro, pela alta frequência do mítico calibre El Primero. O Academy Georges Favre-Jacot oferece, assim, para celebrar o 150.º aniversário da Zenith, um concentrado da experiência da Manufactura. Mais do que uma homenagem, este modelo de alta relojoaria testemunha um profundo respeito pelo espírito do fundador, sem o qual nada poderia ter existido.

zenith_hurricane_chainemvt_ambTecnicamente, o Academy Georges Favre-Jacot acolhe em primeiro lugar – como não poderia deixar de ser – um movimento de alta frequência El Primero 4810 de corda manual. Ocupando toda a parte inferior do mostrador, o indicador de reserva de marcha às 4h30, com as inscrições “Force constante” e “High Frequency”, informa rapidamente sobre a qualidade do movimento. Às 7h30, o contador dos pequenos segundos exibe o logótipo da Manufactura da estrela.

Mas o que chama a atenção, e que impressionará os conhecedores, é a abertura da parte superior sobre a transmissão fuso-corrente com o tambor às 10h30 e, à 1h30, o fuso em redor do qual a corrente se enrola. Se o movimento leva mais de 50 horas a descarregar, ou seja a corrente a enrolar-se em redor do tambor, a haste que dá corda e que só demora alguns segundos permite ver o fuso e o tambor a rodar no sentido oposto à marcha, para que a corrente se enrole novamente em redor do fuso. Aparafusadas à platina, duas pontes suportam o eixo do fuso e o do tambor, dando ao relógio um ar de arquitectura do fim do século XIX. O tambor está gravado com as inscrições Zenith / Manufacture Le Locle.

18_2210_4810_01_C713Os melhores talentos da Manufactura foram convocados para conceber esta obra-prima, cuja edição é limitada, a ocasião excepcional assim o obriga, a 150 exemplares. À tecnicidade do Academy Georges Favre-Jacot junta-se uma pesquisa estética orientada para a decoração, combinando a modernidade das linhas com a perfeição das proporções, evocando o passado glorioso da marca.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.