
A Zenith entra no novo ano com os olhos postos no céu ao lançar uma edição especial em homenagem aos irmãos Wright, pioneiros da aviação. Trata-se do novo Pilot Montre d’Aéronef Type 20 GMT 1903, um relógio apresentado numa edição limitada de 1903 modelos.
Desde a sua fundação que a Manufactura Zenith se inspira nos sonhos e na audácia que tornam uma utopia numa realidade. Entre as aventuras humanas que marcaram a sua história, destaca-se uma conquista que a Zenith acompanhou desde os seus primeiros passos: a aventura nos céus. Movida pelo mesmo espírito empreendedor desses pioneiros que deram vida ao sonho de Ícaro, a Zenith presta agora tributo aos irmãos Wright com o Pilot Montre d’Aéronef Type 20 GMT 1903.
A Zenith foi de facto uma das primeiras Manufacturas a fabricar instrumentos de voo para equipar aviões e outros dirigíveis dos pioneiros dos céus. Reconhecidos pela sua precisão e robustez face às vibrações, campos magnéticos e variações de temperatura, os altímetros, os relógios, os cronógrafos de bordo e os relógios de pulso da Zenith eram elogiados pelos pilotos que a marca com a estrela acompanhava nas suas proezas. Em pouco mais de um século, Louis Blériot, Léon Morane e, mais recentemente, Felix Baumgartner, realizaram os seus sonhos e entraram na história com um instrumento Zenith no pulso ou no painel de instrumentos.
Pilot Montre d’Aéronef Type 20

O Pilot Montre d’Aéronef Type 20, um relógio de culto de coleccionadores, contribuiu para os dias de glória do correio aéreo e, a partir de 1939, começou a equipar os painéis de instrumento de vários aparelhos. Quem melhor do que esta lenda dos céus podia inspirar um relógio criado para prestar homenagem aos irmãos Wright? O Pilot Montre d’Aéronef Type 20 GMT 1903, que foi inspirado no passado, é apresentado numa caixa ultra leve, apesar de ter um diâmetro de 48 mm, graças a uma concepção em titânio tratado DLC preto. A coroa dentada, emblemática dos antigos relógios de aviadores, proporciona uma preensão perfeita mesmo com luvas de piloto.
O mostrador negro mate areado reproduz cinco vezes os três generosos numerais árabes originais permitindo uma legibilidade perfeita, tanto de dia como de noite. Com um aspecto vintage, estes numerais árabes devem a sua luminescência a um primeiro tratamento “old rádium” ao qual foi acrescentado uma segunda camada de Superluminova mais clássica. O resultado é um acabamento único, uma vez que esta combinação confere um tom creme realçado por pequenos toques muito retro, impossíveis de reproduzir de forma idêntica de um modelo para outro. Cada mostrador torna-se assim único, aumentando ainda mais a natureza exclusiva de uma edição já limitada a 1903 modelos, cujo número individual consta de uma placa aparafusada no centro da caixa tal como o rebite de um avião.
O Pilot Montre d’Aéronef Type 20 GMT 1903 convida a uma viagem graças ao segundo fuso horário, orquestrado pelo movimento automático, calibre Elite 693, com 50 horas de reserva de marcha. Sob o coração mecânico, o fundo do relógio está adornado com um brasão estampado que realça Orville Wright a bordo do “Flyer”, o seu irmão Wilbur a correr na praia de Kitty Hawk para seguir a proeza que estava prestes a ser realizada a 17 de Dezembro de 1903.